Elizabeth 2ª completa 60 anos no trono britânico

Elizabeth 2ª completa 60 anos no trono britânico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

iG São Paulo

Monarca torna-se a britânica há mais tempo no trono após a rainha Vitória; principais celebrações do Jubileu de Diamante ocorrem em junho

A rainha Elizabeth 2ª completa oficialmente nesta segunda-feira 60 anos no trono britânico, com um dia marcado por uma agenda normal de trabalho e à espera dos grandes festejos previstos para a primavera no Hemisfério Norte, entre os dias 2 e 5 de junho, mas com uma mensagem de agradecimento aos súditos do Reino Unido e da Commonwealth (Comunidade Britânica).

Livro: Autora de biografia revela conteúdo da bolsa da rainha Elizabeth 2ª

 

 

A rainha Elizabeth 2ª sorri durante visita ao Kings Lynn Town Hall, no leste da Inglaterra, no dia em que seu reinado completa 60 anos

Foto: AP

Luxo: Exposição de brilhantes marcará Jubileu de diamantes da Rainha Elizabeth 2ª

 

Aos 85 anos, a popular soberana, que geralmente celebra privadamente a data que também representa o aniversário da morte de seu pai, George 6º, não pediu nenhuma comemoração oficial neste dia histórico.

A agenda consistirá em uma visita à prefeitura de King&s Lynn, que fica a 10 km de sua residência de Sandrigham, no condado de Norfolk (leste da Inglaterra), onde passou o fim de semana com o marido Philip, o duque de Edimburgo, e outra a um colégio na vizinha Dersingham.

O único ato oficial da rainha foi a publicação de uma mensagem de bons votos aos britânicos e aos povos dos outros 15 países da Commonwealth, dos quais ainda é chefe de Estado, agradecendo-os pelos anos "maravilhosos de apoio e ânimo".

"Hoje, quando celebro 60 anos como vossa rainha, escrevo para agradecer pelo magnífico respaldo e alento que vocês têm dado, a mim e ao príncipe Philip, ao longo de todos esses anos, e dizer o quão profundamente nos emocionamos ao receber tantas mensagens amáveis sobre o Jubileu de Diamante", afirmou a soberana no texto divulgado pelo Palácio de Buckingham.

"Neste ano especial, enquanto me dedico novamente a servi-los, espero que todos recordemos o poder da união e a força da família, da amizade e da boa vizinhança", afirmou.

Contenção de gastos: Rainha Elizabeth 2ª ficará sem &presente& em seu Jubileu de diamantes

"Também espero que este ano do Jubileu seja um momento para agradecer os grandes avanços conseguidos desde 1952 e olhar para o futuro com a mente clara e um coração solidário ao unir-nos em nossas celebrações", completou.

 

 

Membros da Artilharia das Tropas da Cavalaria Real disparam em hyde Park, Londres, para marcar o ínicio oficial do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth 2ª

Foto: AP

Elizabeth 2ª chegou ao trono após a morte de seu pai em 6 de fevereiro de 1952, quando ela estava com seu marido, o duque de Edimburgo, no Quênia. Aos 85 anos, a rainha passa a ser a soberana britânica que mais tempo esteve no trono depois da rainha Vitória, que foi monarca durante 63 anos.

 

*Com AFP e EFE


Continue lendo...

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições