Em meio a tensão com China, Vietnã faz manobras militares com EUA

Em meio a tensão com China, Vietnã faz manobras militares com EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

O Vietnã anunciou nesta quinta-feira que organizará exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos, em plena escalada de tensão regional no Mar da China Meridional, onde Pequim e Hanói, além de outros países, disputam a soberania sobre dois arquipélagos.

"O próximo exercício conjunto das Marinhas vietnamita e americana é um evento anual", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nguyen Phuong Nga, sem indicar a data nem o local das manobras. Os dois países restabeleceram suas relações diplomáticas em 1995, vinte anos depois do final da guerra, e desde então consolidaram seus laços, para, entre outras coisas, contrabalançar as posições da China em uma série de temas.

As relações entre a China e vários países da região, em particular o Vietnã, ficaram mais tensas nas últimas semanas devido a uma disputa territorial no Mar da China Meridional, em torno dos arquipélagos Spratley e Paracelso. Acredita-se que as ilhas são ricas em hidrocarbonetos. Desde o final de maio, Hanói acusou duas vezes barcos chineses de terem violado sua soberania territorial danificando intencionalmente embarcações vietnamitas de exploração de petróleo.        

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições