Governo da Líbia quer diálogo com rebeldes do leste antes de usar força

Governo da Líbia quer diálogo com rebeldes do leste antes de usar força

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

O governo da Líbia vai tentar dialogar com as cidades rebeladas do leste do país antes de "usar a força", disse nesta segunda-feira (28) o vice-chanceler Khaled Kaim.

Questionado em entrevista se o governo do contestado ditador Muammar Kadhafi iria usar a força para retomar Bengazhi e outras cidades tomadas pela rebelião, ele disse: "Vamos esperar até todas as outras tentativas terem se exaurido".

"Se todas as tentativas e esforços de diálogo falharem, uma muito bem orientada força vai ser usada, de acordo com as regras internacionais."

Kadhaffi teria indicado o chefe do serviço de inteligência do país no exterior, Bouzaid Dordah, para negociar com os rebeldes, segundo a TV Al Jazeera. Uma fonte do governo, que não quis se identificar, confirmou a informação à agência Reuters. Na véspera, um porta-voz do recém-formado Conselho Nacional Líbio, com sede na cidade de Benghazi, disse que não via espaço para negociar com Kadhafi.

Enquanto isso, forças leais a Kadhafi voltaram a atirar para o alto e dispersaram cerca de 400 manifestantes que protestavam contra o governo no distrito de Tajoura, leste da capital.

Vários veículos utilitários surgiram na praça onde estavam os manifestantes. Os ocupantes, usando bandanas verdes, desceram dos carros e começaram a disparar para o ar, para dispersar as pessoas. Não há notícias sobre feridos, segundo testemunhas.

Aeronaves teriam bombardeado um depósito de armas em Djabiya, no leste líbio, segundo fontes de segurança. Ninguém teria se ferido.

A Líbia enfrenta uma grave crise política, com o governo do ditador Kadhafi, desde 1969 no poder, reprimindo violentamente protestos oposicionistas. Apesar da repressão, que provocou centenas de mortes, os rebeldes ganham terreno e ameaçam o domínio do coronel sobre a capital, Trípoli.    

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições