Obama conta com ícones da moda e celebridades em campanha de reeleição

Obama conta com ícones da moda e celebridades em campanha de reeleição

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

The New York Times

O presidente dos EUA, Barack Obama, passou rapidamente por Nova York na noite da quinta-feira de 14 de junho para comparecer em alguns eventos de arrecadação de fundos em que alguns dos principais ícones do mundo da moda concederam seu dinheiro e o poder de sua fama para sua campanha de reeleição.

Sob forte esquema de segurança e uma análise minuciosa de revistas de notícias de celebridades como a \"Inside Edition\", o presidente e a primeira-dama chegaram ao condomínio da atriz Sarah Jessica Parker localizado no West Village para um jantar que custou US$ 40 mil a cada um dos convidados e foi co-organizado por Anna Wintour, a editora da revista Vogue e uma das melhores doadoras da campanha de Obama.

O evento não apenas atraiu grandes nomes da moda, como Michael Kors, Kenneth Cole e Millard Drexler, mas também estrelas do mundo do cinema e da música, como Meryl Streep e Aretha Franklin.

Franklin foi embora do evento mais cedo e parou para conversar com um grupo de repórteres e fotógrafos que eram mantidos à distância do prédio de Parker. Quando perguntada a respeito do que o presidente havia lhe dito, Franklin exclamou: \"Uau! A Rainha do Soul!\"

Dentro da casa, Obama fez um discurso padrão, acusando os republicanos pelo que disse ser uma cara campanha de distorção. Resumindo o teor dos ataques que vinha sofrendo, disse: \"É tudo culpa do cara na Casa Branca.\"

\"É uma mensagem elegante\", acrescentou. \"Porém ele estão errados.\"

Então ele respondeu a perguntas, e Wintour foi a moderadora. \"Anna vai ser a moderadora\", disse, “para garantir que eu não esteja falando com a pessoa errada\".

A visita à casa de Sarah Jessica e seu marido, o ator Matthew Broderick, foi apenas parte da corrida programação do presidente em Nova York. Após o desembarque no aeroporto Kennedy, ele embarcou em um helicóptero que o levaria até Manhattan, onde visitou o Marco Zero e o local de construção do World Trade Center 1.

Ele e Michelle Obama autografaram uma das vigas do edifício, acompanhados do governador Andrew M. Cuomo, do prefeito Michael Bloomberg e do governador de Nova Jersey, Chris Christie.

Após a visita à casa de Sarah-Broderick, Obama foi até o Hotel Plaza para um segundo evento de arrecadação de fundos com celebridades. Mariah Carey faria uma apresentação no local.

Com um aumento na taxa de desemprego e com a fraca recuperação econômica, os críticos tentaram associar os encontros do presidente com os ícones da moda e as celebridades como sendo uma fraqueza. E o momento tampouco ajudou. A campanha de Obama divulgou um vídeo com Anna Wintour promovendo o evento de arrecadação de fundos de quinta-feira no mesmo dia que o Departamento de Trabalho divulgou um relatório de empregos do mês de maio que demonstrava alguns sinais preocupantes da atual fragilidade econômica do país.

Juan Williams, analista da Fox News que geralmente expressa opiniões políticas moderadas, disse sobre o vídeo: \"Parecia que a campanha do republicano (Mitt) Romney havia pedido para que um vilão se escondesse na casa de Obama e lhe dissesse: ‘No dia que os números do relatório de trabalho sejam divulgados vamos ver se conseguimos expor alguém na mídia que seja excessivamente rica e bem vestida para falar na televisão.\"

O New York Post de 14 de junho publicou uma foto colorida de uma empregada doméstica limpando a porta da casa de Parker. A manchete dizia “Sarah Jessica Parker contrata empregadas para limpar sua casa para evento”.

Moradores da Rua Charles, acostumados com os paparazzi presentes em seu quarteirão em busca de Sarah Jessica e Broderick, não pareciam estar incomodados com as inconveniências temporárias de uma visita presidencial.

\"Isso acontece\", disse Ruth Abel, uma assistente executiva e uma eleitora indecisa que estava andando com seus cachorros na noite de quinta-feira. \"O pior disso tudo é que eles tiveram de remover todas as latas de lixo. Então, onde devo jogar fora as fezes dos meus cachorros?\"

*Por Jeremy W. Peters


Leia também: GUIAME

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições