Obama vai estender moratória da exploração de petróleo em águas profundas

Obama vai estender moratória da exploração de petróleo em águas profundas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai anunciar nesta quinta-feira (27) a extensão por mais seis meses da moratória da perfuração de novos poços de petróleo em águas profundas no país, informou às agências internacionais um assessor da Casa Branca.

A medida é uma resposta do governo americano ao desastre ambiental causado pelo afundamento da plataforma de exploração Deepwater Horizon, da empresa britânica Bristish Petroleum (BP), no golfo do México.

De acordo com a fonte oficial, o presidente dos EUA deve anunciar também "novos padrões para melhorar a segurança" da indústria do petróleo.

- Este é um primeiro passo que, depois, será levado adiante pela comissão presidencial. Enquanto trabalhamos para determinar como prevenir acidentes como este, a moratória da perfuração em águas profundas vai continuar por mais seis meses.

De acordo com o assessor da Casa Branca, Obama vai anunciar ainda adiamentos ou cancelamentos de perfurações já planejadas em algumas áreas.

Os cancelamentos devem afetar especialmente áreas de exploração no golfo do México e na Virgínia, enquanto perfurações planejadas no Estado do Alasca serão adiadas.

Operação contra vazamento continua

A mais recente das operações para conter o vazamento no fundo do mar do golfo do México continua nesta quinta-feira. Técnicos da BP tentam bombear fluidos pesados para dentro da válvula danificada do poço para, em seguida, fechar definitivamente o derramamento.

De acordo com a BP, os primeiros resultados da operação devem ser divulgados nas próximas 24 horas. A empresa diz que esta é a primeira vez que esse tipo de procedimento é realizado a 1.500 m de profundidade.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições