Oposição da Rússia protesta contra o Kremlin no Dia da Bandeira

Oposição da Rússia protesta contra o Kremlin no Dia da Bandeira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

A oposição não-parlamentar se manifestou nas ruas de Moscou neste domingo (22) para protestar contra o Kremlin por ocasião do Dia da Bandeira, jornada na qual se lembra o fracasso do golpe de Estado de agosto de 1991.

O movimento opositor "Solidarnost" (Solidariedade), que reúne legendas liberais, esquerdistas e nacionalistas, planejou uma marcha pelo centro da capital russa. Como ocorreu em 2009, a Prefeitura de Moscou não autorizou a manifestação opositora, mas só um comício com um máximo de 50 participantes, mas o "Solidarnost" levou adiante seus planos.

Os opositores desdobraram uma gigantesca bandeira tricolor russa e marcharam pelas imediações da rua Arbat, uma de mais movimentadas de Moscou.

A manifestação do ano passado desembocou em uma batalha campal, na qual vários ativistas foram detidos, entre eles o próprio Yashin, que recebeu uma forte pancada na cabeça.

Nos últimos meses as autoridades moscovitas não autorizaram nenhuma das manifestações convocadas pela oposição sob o lema "Rússia sem Putin".

O "Solidarnost" - plataforma política que leva o mesmo nome do lendário sindicato polonês fundado em 1980 - foi criado em 2008 por Garry Kasparov, entre outros líderes.

Postado por: Thatiane de Souza

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições