Soldado afegão mata três em campo de treinamento no Afeganistão

Soldado afegão mata três em campo de treinamento no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Um soldado afegão matou a tiros dois civis americanos e um outro soldado afegão em um campo de treinamento de armas no norte do Afeganistão. Outros dois ficaram feridos.

As forças afegãs e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ainda estão investigando as circunstâncias do incidente, que resultou na morte do atirador.

O incidente ocorreu no campo de treinamento militar em Mazar-i-Sharif, segundo os militares americanos, que identificaram o suspeito como "um treinador do Exército afegão".

Este não é o primeiro episódio em que tropas internacionais são mortas por soldados afegãos, elevando a preocupação sobre a infiltração do taleban nas forças de segurança nacionais. Há apenas uma semana, um soldado afegão matou três membros de um regimento britânico, incluindo um major, antes de escapar.

No mais violento ataque do tipo, um policial afegão matou cinco soldados britânicos em uma base de treinamento no sul de Helmand, em novembro passado.

Houve ainda outros vários ataques de militantes disfarçados com uniformes de polícia e do Exército.

Nesta terça-feira, o presidente afegão, Hamid Karzai, reiterou que as tropas nacionais vão assumir a responsabilidade pela segurança do país em 2014 --um objetivo visto como excessivamente ambicioso por analistas ocidentais.

Há 130 mil soldados estrangeiros atualmente no Afeganistão, à espera de um último reforço de 20 mil soldados. Em julho de 2011, deve começar a retirada militar, de acordo com o calendário proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições