Tempestade tropical deixa mais de 59 mortos no Vietnã e Camboja

Tempestade tropical deixa mais de 59 mortos no Vietnã e Camboja

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Pelo menos 59 pessoas morreram e 25 estão desaparecidas após a passagem da tempestade tropical Mirinae pela região central do Vietnã e Camboja, informaram nesta quarta-feira(4) fontes oficiais.

No Vietnã, a maioria das pessoas são vítimas de inundações na província de Phu Iene, Gia Lai e na vizinha província de Binh Dinh, que sofreu as piores enchentes em quatro décadas, segundo o Centro Nacional para a Prevenção de Desastres.

No Camboja, as duas vítimas mortais são da província de Mondulkiri, de acordo às autoridades, que pediram a evacuação preventiva de mais de 20 mil cidadãos das cidades litorâneas e 104 mil pescadores, mas ainda se desconhece a magnitude do dano a arrozais e plantações de café.

Mirinae perdeu força em sua entrada nesta terça-feira(3) no Vietnã vindo das Filipinas, onde chegou como tufão e provocou cerca de vinte mortes durante o fim de semana.

A tempestade tropical tocou terra no litoral vietnamita quase um mês depois da chegada de Ketsana, outra tempestade que deixou 160 vítimas mortais em inundações e deslizamentos de terras.

Ketsana também arrasou as Filipinas, inundando a capital e deixando quase 500 mortos antes de continuar a destruição no Laos e Camboja.

Os temporais, tempestades tropicais e tufões são frequentes no Sudeste Asiático durante a estação chuvosa e a cada ano provocam centenas de mortos, mas a quantidade e potência dos últimos temporais que castigaram a região são fruto, segundo muitos especialistas, dos efeitos da mudança climática.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições