A Comissão de Seguridade Social e Família vai realizar audiência pública, na terça-feira (30), para discutir a resolução (RDC 25/09) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que busca firmar um acordo com a indústria para a redução da quantidade de sódio, açúcar e gorduras trans e saturada nos alimentos. A norma prevê a criação do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, documento que será exigido pela agência para o registro de produtos.
Estudo divulgado pela Anvisa neste ano mostra que o macarrão instantâneo é, dos 20 alimentos industrializados pesquisados, o que apresenta maior teor de sódio. Em algumas amostras, ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa ingere 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo o dia. A pesquisa revela também que a batata frita é o item com mais gordura saturada, e o biscoito de polvilho, o que possui maior concentração de gordura trans .
Riscos
O consumo elevado de sódio pode levar à hipertensão. A ingestão das gorduras trans e saturada acima dos níveis indicados pode causar problemas cardíacos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2001, 60% das mortes notificadas no mundo resultaram de doenças crônicas não transmissíveis - muitas delas causadas pelo estilo de alimentação.
A iniciativa do debate é do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS). O presidente da comissão, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), elogia a iniciativa da Anvisa e afirma que os parlamentares apoiarão medidas que preservem a saúde das pessoas. O Legislativo será parceiro do governo e das agências reguladoras para que os alimentos colocados à disposição da população sigam critérios técnicos e garantam o bem-estar, diz.
Participantes
Foram convidados para a audiência:
- o representante da Associação Brasileira de Biomedicina, Luiz Francisco de Bellis Mascaretti;
- o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano;
- o secretário-executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, Carlos Eduardo Gouvêa;
- o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Carlos Alberto Franco Ballarati;
- o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Irineu Keiserman Grinberg;
- e o assessor técnico da Confederação Nacional de Saúde, Olympio Távora.
A reunião será às 14 horas, no plenário 7.