Dez motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool durante a noite desta segunda (24) e a madrugada desta terça-feira (25) em São Paulo, segundo a Polícia Militar. Apesar das autuações, nenhum dos motoristas foi preso durante as blitze.
Ainda segundo a PM, 535 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro. Ninguém se recusou a passar pelo procedimento. Além dos autuados, oito veículos foram apreendidos por razões diversas, como falta de documentação ou documentos irregulares.
Neste fim de semana, a Polícia Militar começou a intensificar as blitze para coibir os motoristas que dirigem após o consumo de bebida alcoólica. Os policiais militares que fazem a operação lei seca mudam os pontos de fiscalização várias vezes durante a noite e a madrugada para atingir um número maior de ruas e avenidas na cidade de São Paulo. Apenas na operação realizada entre a noite da segunda e a madrugada desta terça, uma equipe com 12 policiais esteve em quatro pontos diferentes da cidade. As fiscalizações acontecem próximas a bares, em locais estratégicos, que tenham grande fluxo de veículos. Em São Paulo, tudo isso foi intensificado e ocorre todos os dias da semana. Ao todo, 200 policiais trabalham por noite na operação lei seca.
Outra abordagem utilizada pelos policiais é um bafômetro que indica, mesmo à distância, se o motorista bebeu. Basta um leve sopro e o novo aparelho se manifesta.