O Disque-Denúncia anunciou, nesta segunda-feira (11), que está oferecendo uma recompensa de R$ 3 mil por informações que levem à escultura Mulher da Luz, furtada na última sexta-feira (8), no chafariz da Praça das Nações, em Bonsucesso, subúrbio do Rio. O Disque-Denúncia funciona 24 horas. O telefone para informações é (21) 2253-1177.
Segundo a Secretaria municipal de Conservação e Serviços, o desaparecimento da escultura foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso). O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, comunicou o fato ao subsecretário de Inteligência da Secretaria estadual de Segurança, Rivaldo Barbosa, que se dispôs na busca de solução para o caso.
A escultura Mulher da Luz, que tem 1,80 m e pesa cerca de 250 kg, foi feita em ferro fundido e sustentava com o braço direito um globo luminoso. A obra data de 1908 e foi executada pela Cia Nacional de Fundição para a Exposição Nacional do mesmo ano. Inicialmente, ela foi instalada na Praia Vermelha, na Urca, e transferida em 1936 para a Praça das Nações, em comemoração à urbanização do local.