O Entorno do Distrito Federal teve pelo menos 15 homicídios registrados no último fim de semana. A polícia ainda não tinha o balanço total dos crimes no início desta segunda-feira (31).
No Instituto de Medicina Legal de Luziânia, que atende dez cidades do Entorno, os peritos tiveram muito trabalho. Luziânia foi a localidade com maior número de homicídios, pelo menos cinco.
Em Valparaíso foram ao menos três e no Novo Gama e Águas Lindas, duas mortes em cada. Também foram registrados assassinatos em Padre Bernardo e Cidade Ocidental
Em Valparaíso, na região de Céu Azul, um homem foi baleado na porta de casa. O homicídio aconteceu antes do meio-dia de domingo (30). A rua ficou interditada até a chegada da perícia, que levou quase cinco horas para aparecer.
No Novo Gama, um homem foi morto a facadas depois de um bate-boca. A perícia levou mais de seis horas para chegar até o local porque os agentes tiveram que atender outras ocorrências.
Valparaíso é uma das três cidades que recebem os agentes da Força Nacional de Segurança. A ocupação no Entorno começou em abril, mas o número de homicídios continua alto. São 75 para cada cem mil habitantes, sendo que, a média nacional é de 25 assassinatos para cada cem mil habitantes.
Com a greve da Polícia Civil do Entorno, algumas delegacias até funcionam, mas com pouco efetivo. A categoria está paralisada desde o dia 21 de outubro.