Hemoba faz coleta de sangue no Farol da Barra neste sábado

Hemoba faz coleta de sangue no Farol da Barra neste sábado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Coletas acontecem das 8h às 17h em Salvador

(Foto: Divulgação/Hemoba)

  Doadores de sangue voluntários podem se dirigir ao Farol da Barra, em Salvador, no sábado (20), para participar das coletas externas que serão realizadas pela Fundação Hemoba.

De segunda-feira (22) a quinta-feira (25), a população pode comparecer à Praça Municipal, no centro da capital, para doar sangue. Todas as coletas acontecem das 8h às 17h.

O Hemoba relata que a expectativa é que pelo menos 130 candidatos à doação compareçam à unidade móvel, que distribui o sangue doado para hospitais públicos da Bahia.

Para doar, é necessário que o voluntário esteja se sentindo bem com a saúde. Além disso, é preciso apresentar um documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. O candidato deve pesar pelo menos 50 kg e ter entre 16 e 67 anos. Para os doadores com idade inferior a 18 anos, é preciso o consentimento dos pais.     A Fundação Hemoba lembra ainda que o doador não pode ir em jejum e deve estar descansado. Também não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não ter fumado duas horas antes e evitar alimentos gordurosos.

Algumas pessoas não podem doar sangue, entre elas, quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, usuários de drogas e aqueles que tiveram relação sexual com múltiplos parcerios nos últimos 12 meses.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições