Moradores de uma favela no bairro da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, admitem que fazem ligações clandestinas na rede elétrica, os chamados gatos. Ao SPTV, um homem admitiu, nesta quinta-feira (22), cobrar de R$ 30 a R$ 35 para realizar as ligações.
Nesta quarta-feira (21), uma equipe de reportagem da TV Globo flagrou três homens realizando uma ligação clandestina na Avenida Doutor Francisco Mesquita, na Vila Prudente. A imagem mostra quando dois firmam a escada no poste e outro sobe para fazer a instalação. Eles vão para outro poste e um dos homens enrola uma parte do fio para prender nos cabos. Em seguida, ele sobe em outro poste com uma faca na mão, para ajudar a retirar o fio. Os bombeiros lembram dos riscos que esse tipo de ligação traz. Em Heliópolis, por exemplo, um incêndio foi causado pelos gatos.
Orientações dos bombeiros
O perigo, primeiro, é em relação à vida. Os homens se arriscaram demais em fazer essa ligação. Já registramos caso em que a pessoa tentou fazer uma ligação clandestina e acabou morrendo. O segundo risco é em relação a incêndios. Diversos casos já foram registrados por causa de gatos. Nessa época do ano, o tempo fica muito seco e a proliferação do fogo é rápida, explica Marcos Palumbo, tenente dos bombeiros.
Quando a pessoa sobe [no poste] com uma faca, o risco é maior. Você não tem nenhum tipo de isolamento. Aqueles fios têm cerca de 13 mil volt. Um choque é fatal e a pessoa pode ainda levar esse problema pra dentro da casa. Dentro de comunidades e favelas, vemos diversos equipamentos que consomem grande energia e as ligações elétricas não suportam a quantidade, completa o tenente.
Palumbo orienta o morador sobre como agir nesses casos. A orientação do Corpo de Bombeiros é que não subam em postes para fazer ligações clandestinas. Se há indícios dentro de casa de cheiro de queimado, energia baixa, luz com variação de tensão, alguma coisa está errada. Chame um profissional para fazer a instalação elétrica da residência.