A Marginal Tietê e as avenidas do Estado e Salim Farah Maluf podem ter algum tipo de restrição a caminhões ainda este ano, segundo informou nesta terça-feira (19) o secretário Municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco. No último fim de semana, foi inaugurado um novo trecho de 13 km da Avenida Jacu-Pêssego, que deve funcionar como um prolongamento do Rodoanel na Zona Leste de São Paulo.
O secretário afirmou que a movimentação na nova avenida já está sendo monitorada, e que a Prefeitura já iniciou um estudo com a origem e destino das cargas para verificar a possibilidade das restrições. Iniciamos agora uma análise desses volumes transportados, da movimentação dos caminhões e das cargas por aquela região. Aguardamos o fim das obras na Jacu-Pêssego. Ainda não temos um prazo, mas devemos caminhar nesse sentido de haver restrição, explicou Branco. O secretário ressaltou que ainda é necessária a conclusão da obra, que é feita pelo Governo do Estado e ainda está em andamento. Para a prefeitura, a nova Jacu-Pêssego pode ser utilizada pelos veículos de carga como ligação entre o Trecho Sul do Rodoanel e as rodovias Ayrton Senna e Dutra enquanto o Trecho Leste do Rodoanel não fica pronto. Assim, eles não precisariam passar por dentro da capital paulista.
Segundo Branco, o estudo, além de analisar quais veículos estão passando na via, vai verificar que tipos de restrição poderão ser feitas e quais serão as rotas alternativas para os veículos. O estudo fica pronto neste ano ainda. [A restrição] pode começar no ano que vem, como pode começar este ano, afirmou.
A previsão é que 40 mil veículos circulem por dia no novo o trecho da Jacu-Pêssego. Nesta primeira etapa, foi entregue o eixo principal da via, da Avenida Papa João XXIII, em Mauá, no ABC, até o trevo da Avenida Ragueb Chohfi, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. A ligação com a Avenida dos Estados, assim como as marginais, acessos e alças, está na segunda etapa das obras do Complexo Viário Jacu-Pêssego e tem previsão de conclusão em 2011.