Samuel Pinheiro Guimarães assume cargo de representante do Mercosul

Samuel Pinheiro Guimarães assume cargo de representante do Mercosul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães foi nomeado nesta  quarta-feira (19) como Alto Representante-Geral do Mercosul, cargo que ocupará no Conselho do Mercado Comum (CMC). O mandato vale por três anos, sendo renovável por igual período uma única vez.

O cargo que o embaixador vai ocupar foi criado na Cúpula de Foz do Iguaçu, em 16 de dezembro de 2010. Entre as missões que terá, Guimarães atuará na auará em áreas como saúde, educação, cultura e divulgação do Mercosul. Também coordenará a implementação das metas previstas no Plano de Ação para um Estatuto da Cidadania do Mercosul, aprovado em Foz do Iguaçu em 16 de dezembro de 2010.

O embaixador Pinheiro Guimarães foi Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e Secretário-Geral do Itamaraty, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições