Começa nesta segunda-feira a Semana Nacional da Adoção. O evento é promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção(Seja) e vai discutir a adoção no Brasil através de palestras. A população pode participar e para isso basta se inscrever no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A semana Nacional da Adoção vai até o dia 27 de maio e acontece em todo o estado.Em Cuiabá as palestras serão no Fórum da Capital.
Em Cuiabá, a Semana Nacional da Adoção deve contar com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, juízes da infância e juventude e representantes da sociedade civil organizada.
De acordo com as informações repassadas pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção(Seja), são 68 crianças e adolescentes em Mato Grosso que estão aptos para a adoção. Já o número de pretendentes que são cadastrados para adoção é bem maior e chega a 400.
Segundo a ONG Ampara (Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio a Adoção), a fila de candidatos à pais e mães é maior do que o número de crianças a serem adotadas porque a maioria dos casais querem adotar bebês e se recusam a adotar as crianças mais velhas.
Os interessados em participar da Semana Nacional da Adoção podem efetuar inscrição através do site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Confira a programação do primeiro dia do evento:
18h - Credenciamento
18h30m - Abertura Solene e Lançamento da Campanha
19h - Palestra 1: "Os Aspectos Psicossociais da Adoção" com Dr. Walter Gomes de Souza - Psicólogo da Secretaria de Adoção - TJDF.
20h - Apresentação Musical
20h15m - Palestra 2: "Nova Lei da Adoção e Projeto Padrinho" com Drª. Maria Isabel de Matos Rocha - Juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude de Campo Grande - MS