A onda de violência e as ações policiais vistas desde a última semana na cidade do Rio de Janeiro têm mudado o perfil de quem aluga carros blindados na cidade, segundo responsáveis por locadoras. Agora há mais clientes que moram no Rio. Nossas locações aumentaram mais de 100%, mas observamos que a demanda é do pessoal daqui mesmo, que já tinha o hábito de alugar carros, mas que prefere agora pagar um pouco mais na locação e sair com um blindado, observa o diretor comercial da Barra Vip Car, Diego Magna.
Apesar de os meses de novembro e dezembro serem tradicionalmente positivos para o setor, foram os eventos recentes que estimularam o aumento da demanda por automóveis blindados. De acordo com empresas consultadas pelo G1 , a mudança do tipo de cliente compensou a defasagem notada na última semana pelo turismo corporativo. Segundo o diretor da Barra Vip Car, normalmente a empresa aluga, em média, quatro carros por semana. Com o conflito na cidade, o volume passou a ser de 20 carros por semana. Temos agora muito carro alugado para o mês, Os contratos mensais representam hoje a metade da nossa frota, destaca Magna. Com todos os carros disponíveis alugados, a saída encontrada pela empresa para não perder a oportunidade de crescimento do negócio foi alugar veículos blindados de terceiros. Pegamos carros de outras locadoras e até de pessoa física para ajudar, afirma o diretor comercial. A demanda interna compensou porque a previsão é de o turismo cair.
Outra locadora que constata a mudança de perfil dos clientes é a Total Security. A empresa carioca viu subir a demanda por sedãs como Corolla e utilitários da marca Land Rover. Com esse problema na cidade, notamos que a procura dobrou, ressalta a responsável pela frota da empresa, Denise da Matta.
Pedidos cancelados
Se por um lado o negócio melhorou, por outro, quem depende do turismo corporativo viu os pedidos de aluguéis despencarem. É o caso da Executive Aluguel de Carros. Somente nesta terça-feira (30), quatro pedidos foram cancelados. Nos dias mais tensos do conflito entre traficantes e polícia, o telefone da empresa nem sequer tocou.
Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, a violência não é um grande negócio para nós. Com essa instabilidade e as pessoas assustadas, há muito cancelamento de reuniões. As empresas não permitem que os executivos venham, observa o diretor da Executive, André Toviansky.
Toviansky aguarda agora que, com as férias, famílias passem a procurar mais os modelos blindados para deslocamentos até o aeroporto, por exemplo. Acreditamos que as pessoas que não são clientes tradicionais de blindados ajudem a recuperar o movimento.
Vans blindadas ganham espaço
A Blindaquo Locação de Veículos notou duas mudanças significativas no perfil dos negócios: o aumento dos mensalistas e a alta procura por transfer blindado. De acordo com a diretora geral da empresa, Elana Viana de Araújo, vans blindadas saem todos os dias da empresa para buscar ou levar pessoas nos aeroportos da cidade. A demanda aumentou em cima disso, afirma. A média de vendas da Blindaquo era de 10 a 12 carros alugados por semana. Hoje, ela trabalha com a média de 23 veículos alugados por semana.