A Kingston anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento do seu "pen drive para iPad", um dispositivo focado no aumento da capacidade de memória dos dispositivos Apple. Chamado de Wi-Drive, o aparelho chega ao país por R$ 220 (modelo de 16 GB) e R$ 450 (32 GB).
No Wi-Drive, o usuário pode armazenar seus arquivos e fazer o acesso deles a partir do iPad, do iPhone e de aparelhos Android e do Kindle Fire – apesar de focado nos aparelhos Apple, o acessório não é exclusivo a eles.
"Nós somos focados nos consumidores da Apple, porque sabemos que há outras formas de expansão de memória para aparelhos Android, por exemplo", explica José Alberto Gervasio, diretor de operações da Kingston Brasil.
A transmissão dos arquivos é feita por meio de conexão sem fio e um aplicativo instalado no aparelho – a distância entre Wi-Drive e smartphone ou tablet deve ser de até 10 metros, informam os executivos da companhia.
Os vídeos, músicas e fotos são transmitidos ao smartphone ou ao tablet por streaming, mas também é possível fazer o download dos arquivos. Segundo a empresa, são até quatro horas de uso contínuo do acessório.
"No lugar de guardar os arquivos na nuvem, você pode guardá-los no Wi-Drive", explica Gervasio. Segundo ele, em condições ideais, três dispositivos podem acessar o Wi-Drive ao mesmo tempo, mas o aparelho suporta até seis usuários.
Gervasio também conta que uma versão de 64 Gbytes do Wi-Drive está sendo homologada pela Anatel e deve ser lançada no Brasil.