Harrison Ford completa 70 anos

Harrison Ford completa 70 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

O ator norte-americano Harrison Ford, famoso por seus papéis nas séries \"Star Wars\" e \"Indiana Jones\", completa 70 anos nesta sexta (13).

Antes de dedicar-se aos filmes, Ford trabalhou como carpinteiro. A virada ocorreu com um papel secundário em \"American Graffiti - Loucuras de Verão\", de 1973, segundo trabalho do diretor George Lucas.

A atuação levou Ford a trabalhar no ano seguinte em \"A Conversação\", de Francis Ford Coppola, e três anos mais tarde em \"Star Wars: Uma Nova Esperança\", novamente com Lucas. Na saga de ficção científica, o ator interpretou o mercenário Han Solo, personagem com o qual conquistou uma legião de fãs.

Nos anos 1980, Fordr deu sequência aos papéis icônicos. Primeiro em \"Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida\" (1981), onde interpretou o arqueólogo aventureiro do título, e depois em \"Blade Runner, o Caçador de Androides\" (1982), cult dirigido por Ridley Scott.

Na mesma década, o astro ainda faria sucesso com o drama \"A Testemunha\", de 1985 (que rendeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator), e com a comédia \"Uma Secretária de Futuro\", de 1988, ao lado de Melanie Griffith e Sigourney Weaver.

Ford dedicou-se aos filmes de ação na década de 1990. Entre seus principais sucessos estão as adaptações das obras de Tom Clancy - \"Jogos Patrióticos\" (1992) e \"Perigo Real e Imediato\" 1994) -, a versão cinematográfica do seriado \"O Fugitivo\" (1993) e \"Força Aérea Um\" (1997), no qual interpreta o presidente dos EUA.

Seus últimos papéis no cinema foram na comédia \"Uma Manhã Gloriosa\" (2010), em que divide a tela com Rachel McAdams e Diane Keaton, e a aventura \"Cowboys & Aliens\" (2011), adaptação de uma história em quadrinhos dirigida por Jon Favreau.

 

Leia também: Guiame

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições