Dúvidas de um adolescente: “Eu entendo que a Bíblia não aprova a homossexualidade, mas como faço para tratar os meus amigos que são homossexuais? O que eu digo a eles? Como posso explicar a quem não é cristão que eu acredito que isso é errado, sem ser ignorante?”
A Resposta: Os cristãos têm decisões difíceis de serem tomadas nas amizades, porque somos chamados a fazer duas coisas: 1) amar as pessoas e 2) representar o que a Bíblia diz. O que devemos fazer com as pessoas que não vivem da maneira que Deus quer?
De certa forma, é simples: Mostre a eles o mesmo amor e respeito que Cristo mostraria. Jesus odeia o pecado, mas ama os pecadores. Todas as pessoas têm pecado em suas vidas, mas isso não significa que tenham menos valor para Deus. Portanto, não importa em que o pecado as pessoas estejam envolvidas, elas ainda valem o amor de Deus. Trate os seus amigos homossexuais da mesma forma que você trata seus amigos heterossexuais que são sexualmente ativos. Você pode mostrar o amor a alguém ainda que não aprove o que eles façam.
Meu amigo Bill é homossexual. Depois que Bill me contou sobre o seu estilo de vida, eu o convidei para almoçar. Mesmo que eu não concordasse com sua opção de vida, eu disse a ele que ainda poderíamos sair juntos.
Quando Bill me perguntou sobre minhas crenças sobre a homossexualidade, eu disse que eu acredito que a Bíblia é a Palavra de Deus e tem 17 referências ao pecado sexual. Fiz questão de mostrar a Bill que apenas três destas referências são sobre a homossexualidade. Isso não significa que Deus não está preocupado com a homossexualidade, mas apenas que a homossexualidade não é pior do que outro pecado sexual. Todas as práticas sexuais fora da palavra de Deus são pecado.
O melhor é que Bill me pediu para mostrar essas referências (Romanos 1:18-32 , 1Coríntios 6:9-11 e 1Timóteo 1:9-11), para que ele pudesse procurar na Bíblia. Depois de ler, ele queria falar mais sobre isso.
Bill não mudou seu estilo de vida, mas ele sabe que eu valorizo nossa amizade. Quando ele se abriu para me escutar, contei a ele testemunhos de pessoas que saíram desse estilo de vida e agora estão felizes no casamento com a esposa e seus filhos.
Como você está mostrando a amizade e o amor de Deus a um amigo, não se esqueça também de falar sobre isso com um cristão adulto que você confia para que ele verifique se de que você está lidando com isso com maturidade e amor, e ver se há alguma coisa que você pode fazer.
Talvez você não se sinta confortável em ajudar seus amigos imediatamente. Tudo bem. A melhor coisa que você pode fazer é continuar sendo honesto com ele sobre o que você acredita. E este princípio deve se aplicar a qualquer amizade que temos com um não cristão.