"Será que vou ser efetivado?" Essa é uma dúvida comum de todo estagiário, afinal, o objetivo após o estágio é ser contratado pela empresa.
O InfoMoney ouviu alguns especialistas que falam sobre atitudes que devem ser evitadas pelos jovens que buscam a efetivação.
“O estágio é para que o jovem aprenda, evolua, mas muitos, com pouco tempo de estágio, já querem novas funções (…) É preciso que o estagiário entenda que há etapas, que as tarefas que ele exerce, quando não são feitas de forma adequada, impactam o restante da equipe (…) Ele precisa entender que, para crescer, o caminho é agilizar suas entregas para buscar outros direcionamentos”, explica Bruna Dias, gerente da Cia de Talentos.
Noely David, supervisora de processos do Ciee, concorda com Bruna. Impaciência e ansiedade são erros comuns dos estagiários.
O medo de perguntar é também um problema dos jovens profissionais. O que acaba desalinhando o trabalho realizado do trabalho esperado.
Passar dos limites de intimidade com os colegas, utilizar linguagem inadequada e bajular o chefe devem estar fora do comportamento dos estagiários. A busca por aceitação dessa forma só irá atrapalhar.
A dica dos especialistas é que o jovem que deseja ser efetivado deve ser pró-ativo, evitar fazer muitas reclamações e buscar fazer suas tarefas da melhor maneira possível. E, apesar de não se esquecer que faz parte de uma equipe, deve buscar se destacar individualmente.
com informações do InfoMoney