Em seu aniversário de 25 anos no mercado brasileiro, a linha de snacks Ruffles, da PepsiCo, propôs um desafio a quem mais entende da marca para sugerir o novo sabor da batata: seus consumidores. Além de ver sua criação nas gôndolas de todo o país, o criador do sabor escolhido irá receber um prêmio de R$50 mil em barras de ouro e vai se tornar uma espécie de sócio da PepsiCo, recebendo 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto, durante pelo menos seis meses.
Lançada no começo do mês passado, a ação já gerou quase 2 milhões de respostas, segundo a AlmapBBDO, agência responsável pela criação. Foram 1.915.000 sugestão de sabores recebidos até esta sexta-feira, 15, prazo final para quem quiser participar.
Para entrar na promoção "Ruffles: Faça-me um sabor", basta acessar o site, sugerir um nome para o sabor proposto, descrever seus principais ingredientes e enviar uma imagem que ilustre a inspiração para esse novo sabor. As ideias serão avaliadas por uma comissão julgadora que selecionará os 3 melhores sabores. Esses 3 finalistas já serão contemplados com R$20 mil em barras de ouro.
De julho a setembro, as novas versões estarão disponíveis para venda, experimentação e avaliação dos consumidores. A partir daí, será selecionado o sabor campeão, a ser anunciado em outubro, com base na performance de vendas dos sabores, e na votação dos consumidores (ponderação 60%/40%).
A campanha de lançamento da promoção será exibida nacionalmente a partir de 10 de março na televisão aberta - com vídeos também assinados pela AlmapBBDO e ações em internet e ponto-de-venda. A proposta de engajar o público de Ruffles na criação de um novo sabor do produto teve grande sucesso em países como Inglaterra, Austrália, África do Sul e Turquia, onde também foi realizada a promoção com mecânica similar "Do us a flavour". No Brasil, a campanha representa o maior investimento já feito na marca.
Para a realização da promoção, a PepsiCo terá de desenvolver e lançar produtos e embalagens, assim como distribuir os produtos, em tempo recorde. "Um novo produto leva cerca de seis meses para ser desenvolvido e distribuído para todo o território nacional. Já para os três sabores finalistas da campanha Ruffles, teremos apenas dois meses para concluir todo esse processo", conta Renata Figueiredo, diretora de marketing da PepsiCo.