Dez restaurantes da cidade de São Paulo tiveram a missão de criar pratos que utilizassem o azeite como um de seus ingredientes principais. A proposta foi lançada pela marca portuguesa de azeite Herdade do Esporão, que, para comemorar o lançamento de suas novas embalagens no Brasil, promove a semana gastronômica Sabores do Esporão entre 17 a 24 de agosto (segunda-feira a domingo).
Durante este período, os clientes que visitarem os estabelecimentos Arturito, Adega Santiago, Trindade, Bacalhoeiro, A Bela Sintra, Antiquarius, Quinta de Santa Maria, Aguzzo, Limonn e EAT poderão provar as receitas (entradas, pratos principais ou sobremesa) incluídas no cardápio especialmente para o evento.
A criação do Bacalhoeiro, por exemplo, foi uma salada de bacalhau (bacalhau em lascas, cebola, batatas, grão-de-bico, salsa e colorau, por R$ 30,00), enquanto o EAT produziu um pudim de azeite Esporão (com mel, damasco e nozes, servido com sorvete de tapioca, por R$ 18,00).