Muito já se falou sobre a importância do uso do protetor solar para proteger a pele Contra os raios UV e UVB, além de previnir de manchas, envelhecimento precoce e câncer. Apesar de muitos assuntos, há quem deixa de incluir nos cuidados diários com a pele.
Toda pele precisa de fotoproteção, o que se diferencia entre elas é o fator de proteção, quanto mais morena a pele, menor pode ser o fator. Quem é branca deve usar protetor com FPS 50, morenas com FPS 30 e negras com FPS 15", afirma Karla Assed,
Uma forma de adaptar o protetor diariamente, é usar no momento da maquiagem. Para você tornar a aplicação do produto um hábito, pedimos que as especialistas ensinassem a inclui-lo na rotina de beleza diária junto hidratantes e maquiagens. Elas explicam que nenhum produto com FPS substitui o protetor solar, eles precisam ser usados juntos para que a proteção seja mais eficaz. O hidratante deve ser o primeiro produto aplicado na pele e, após 10 minutos, você passa o protetor com FPS de acordo com o seu tom. "O protetor com textura em gel é ideal para peles mais oleosas e em creme ou loção fluida para peles mais ressecadas e envelhecidas", explica Silvia de Mello, dermatologista da clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Sérums e outros produtos anti-idade também devem ficar em baixo do protetor.
Base e pó com ou sem FPS podem ser passados por cima do protetor logo em seguida. "O BB cream é interessante para pessoas que têm resistência ao uso de produtos e falta de tempo, pois usem três funções: hidratam, protegem e dão cobertura", explica Silvia. "Não e o ideal, mas pode ser uma solução." Outro item prático é o protetor com cor - que tem cobertura mais eficaz que o BB cream -, e é uma boa opção para reaplicar durante o dia. Se você trabalha na rua, deve passar o protetor a cada duas. "O certo é lavar o rosto, reaplicar o hidratante e depois colocar o filtro novamente, mas se não tiver como, recomendo reaplicar o filtro mesmo sem lavar, por cima da maquiagem."