Usar protetor solar fora da validade faz mal? Atente-se para os problemas

Produto fora da validade pode causar alergias e sérios danos na pele

Fonte: Guiame, com informações de MSNAtualizado: sexta-feira, 16 de outubro de 2015 às 16:52

As altas temperaturas e o sol forte, exigem que a pele esteja protegida com filtro solar. Muitas pessoas acabam usando o produto vencido, o que traz alguns problemas para a pele.

O primeiro problema é a proteção falha ou até mesmo completamente ineficaz causada pelo envelhecimento dos princípios ativos do produto. Nesse caso, você pode estar com protetor solar, mas ainda assim ser bombardeado por raios ultravioleta, o que pode, com o tempo, gerar manchas e até mesmo câncer de pele.

O produto vencido pode também causar alergias e irritações na pele. Os componentes da fórmula estão sujeitos à degradação e, quando são armazenados por muito tempo, podem promover até mesmo o desenvolvimento de fungos e bactérias. Dessa forma, ao entrar em contato com a pele, essas substâncias podem causar inchaço, bolhas, vermelhidão, dermatite e até lesões na córnea, caso sejam utilizadas perto dos olhos.

Atente-se!

A primeira coisa a se fazer quando utilizar um filtro vencido é retirar totalmente o produto da pele com água corrente e em casos de lesões, procurar um dermatologista. E não preste atenção somente naqueles protetores das férias passadas, mas também nos que estão em promoções nas lojas e farmácias, pois eles podem estar fora do prazo de validade ou perto de vencer.

Fique atento também a cor, odores e consistência não característicos do produto, isso pode ser sinal de que ele está perdendo seu efeito. Esses cuidados valem para os outros cosméticos, como hidratantes, cremes e maquiagem. É sempre bom respeitar a data indicada nas embalagens para não correr riscos desnecessários.

Uma coisa muito importante de lembrar é que o protetor solar não deve ser usado somente em dias de praia e de muito sol. Ele deve ser aplicado todos os dias, seja para ir ao trabalho ou quando está chovendo e nublado. No entanto, em dias de muito calor, inclusive embaixo do guarda-sol, é recomendável aplicar o produto a cada duas horas ou após um mergulho e transpiração em excesso, com o corpo seco. Lembre-se que todas as áreas do corpo expostas ao sol devem receber o filtro e que existem produtos específicos para determinadas idades e diferentes tipos de pele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições