Os especialistas alertam para que toda mulher procure realizar exames preventivos. O que é mais comum nas mulheres é o aparecimento de tumores na mama, entre todos os tipos de câncer.
A forma de prevenção é consultando um ginecologista ao notar algum sintoma para iniciar o tratamento. Existem 8 sinais no seio que podem indicar a presença de tumores e ficar em alerta.
Pele enrugada
Um tumor pode exercer uma tração nos tecidos internos da mama, o que deixa a pele com aparência enrugada. É importante diferenciar essa alteração da flacidez resultante de uma grande perda de peso ou do passar da idade, por exemplo.
Aspecto de casca de laranja
Em tipos mais raros de câncer, as células causadoras da doença entopem pequenos canais linfáticos da mama, causando inflamação e pequenas depressões na superfície do seio.
Mamilo invertido ou com posição e formato diferentes
Isso pode acontecer quando há um tumor atrás do mamilo, causando sua retração.
Saída de secreções pelo mamilo
Nesse caso, as células cancerígenas estão localizadas nas paredes dos ductos mamários próximos ao mamilo.
Inchaço e dor nas axilas ou ao redor do pescoço
Nessas partes do corpo estão localizados os gânglios linfáticos, estruturas que fazem parte do sistema imunológico e estarão em alerta para combater a doença.
Mamilo vermelho ou inflamado
Inflamação e vermelhidão mamilares são sintomas característicos da doença de Paget, um tipo de tumor que fica atrás do mamilo e cujas células se proliferam nos ductos mamários, os canais que levam o leite para fora durante a amamentação.
Mamas endurecidas
Os nódulos, benignos ou malignos, podem deixar o seio endurecido à palpação. Em alguns casos o tumor é bem delimitado e perceptível ao toque, mas em outros é possível que haja a impressão de rigidez de uma parte maior da mama.
Feridas que não cicatrizam
Outro sintoma da doença de Paget é a presença de feridas e erupções, que lembram uma reação alérgica, nos seios.