Após tiroteio em escola no Canadá, capelães oram pelas vítimas: ‘Jesus consola’

O tiroteio na Tumbler Ridge Secondary School deixou 10 mortos e 25 feridos.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian Post e BBC News BrasilAtualizado: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 às 15:51
A Tumbler Ridge Secondary School. (Foto: Reprodução/YouTube/MIRROR NOW)
A Tumbler Ridge Secondary School. (Foto: Reprodução/YouTube/MIRROR NOW)

Após o tiroteio que deixou 10 mortos e 25 feridos na Tumbler Ridge Secondary School, na Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, capelães da Equipe de Resposta Rápida Billy Graham (BG-RRT) foram enviados para levar apoio e esperança à comunidade.

O atentado ocorreu na última terça-feira (10), quando o atirador, identificado como uma mulher trans chamada Jesse van Rootselaar, de 18 anos, abriu fogo na escola antes de cometer suicídio. Entre as vítimas estão cinco adolescentes, que tinham entre 12 e 13 anos.

Segundo a polícia, o crime teve início em uma residência próxima ao colégio, onde moravam a mãe e o meio-irmão do atirador. Eles foram mortos antes do ataque à escola. 

Capelães da Equipe de Resposta Rápida Billy Graham (BG-RRT) estão sendo enviados para prestar assistência à comunidade.

“Nossos corações estão partidos por esta tragédia indescritível”, disse Tristan Klasson, líder da BG-RRT no Canadá. 

“Queremos que as famílias dos mortos e feridos, assim como a comunidade, saibam que não estão sozinhas. Nossos capelães, treinados para lidar com crises, oferecerão consolo e orações a todos os afetados por este evento horrível”, acrescentou.

‘O Senhor oferece consolo’

Tumbler Ridge é uma pequena comunidade de 2.400 habitantes no norte da Colúmbia Britânica. Os capelães foram convidados por líderes religiosos locais e trabalharão em parceria com eles para oferecer apoio emocional e espiritual aos moradores.

“Este incidente causou ondas de choque, horror e tristeza em todo o mundo”, afirmou Josh Holland, vice-presidente da BG-RRT Global. 

E continuou: “Lamentamos profundamente a perda de cada pessoa afetada por esta tragédia. A Bíblia nos lembra que o Senhor oferece compaixão e consolo àqueles que enfrentam dificuldades. Essa é a mensagem que nossos capelães, treinados para lidar com crises, transmitem ao ministrar e compartilhar a esperança de Jesus Cristo com uma comunidade de coração partido”.

Desdobramento do massacre 

Em coletiva realizada na última quarta-feira (11), o vice-comissário da Polícia Montada Real Canadense da Colúmbia Britânica, Dwayne McDonald, informou que Jesse havia iniciado o processo de transição de gênero há seis anos.

A BBC News informou que nos últimos anos a polícia foi acionada diversas vezes para atender ocorrências na residência do jovem relacionadas a questões de saúde mental. Algumas dessas situações envolveram o uso de arma.

Jesse foi encontrado morto na escola. O tiroteio levou as autoridades a emitirem uma ordem de confinamento em Tumbler Ridge, que durou várias horas. Após a suspensão da ordem e da verificação de presença, os alunos foram liberados para suas famílias em um centro recreativo próximo.

Terceiro massacre a tiros mais letal da história do Canadá

As escolas primárias e secundárias da cidade permanecerão fechadas pelo restante da semana. Uma faculdade local também suspendeu temporariamente suas atividades.

Durante o tiroteio, os alunos permaneceram dentro das salas de aula e oficinas enquanto a polícia realizava a evacuação do prédio. Professores improvisaram barricadas com bancos de metal e bloquearam as portas para proteger os estudantes.

Um professor contou que sua turma foi escoltada para um local seguro mais de duas horas após o início do confinamento. Segundo ele, os estudantes estavam visivelmente abalados.

O atentado é considerado o terceiro massacre a tiros mais letal da história do Canadá e o mais grave já registrado em uma escola no país. O caso sucedeu um ataque em 2020 na Nova Escócia, que matou 23 pessoas, e um tiroteio em uma universidade de Montreal em 1989, que deixou 14 mulheres mortas.

“Ore pelas famílias afetadas por esta tragédia e por todos que estão sofrendo com a perda de alguém. Por favor, ore também pelos socorristas que atuam na região e pelos nossos capelães, enquanto ministram em nome de Jesus”, concluiu a missão.

Siga-nos

Mais do Guiame

Davi o Filme

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições