Conhecer o equilíbrio dos níveis de colesterol é o primeiro passo para a prevenção de doenças

Produtos naturais ajudam a suplementar a dieta e manter o colesterol dentro da normalidade

Fonte: Guiame, com informações de Assessoria ExcomAtualizado: sexta-feira, 7 de agosto de 2015 às 12:23
Colesterol
Colesterol

Sera celebrado neste sábado, 8 de agosto, o Dia Nacional de Controle do Colesterol. Data criada em 2003 por iniciativa do Governo Federal, a proposta é conscientizar a população sobre as doenças causadas pela elevada taxa de colesterol no sangue, além de formas de prevenção e tratamento. A preocupação no controle do problema é justificada pelas estatísticas - de acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de óbitos por doenças cerebrovasculares em 2013 foi de aproximadamente 100 mil, e o de infarto de 86 mil. Para reduzir esses números, uma atitude importante é entender o significado do colesterol total identificado nos exames de sangue.

Segundo a nutricionista do Herbarium Laboratório Botânico, Natana Martins, o colesterol total é composto pela soma do HDL, conhecido como “colesterol bom”, do LDL, o “colesterol ruim” e do TG (triglicerídeos) dividido por cinco. “É o desequilíbrio desses três níveis de colesterol que pode causar as doenças cardiovasculares, como infartos e o acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame”, explica a profissional.

Entre os adultos, de acordo com o Ministério da Saúde, os níveis considerados normais de LDL são de até 130 mg/dL de sangue. Já os de HDL satisfatórios devem ficar acima de 40 mg/dL de sangue. Quanto aos triglicerídeos, os valores normais são até 150 mg/dL de sangue. O número do colesterol total de um adulto saudável não deve ultrapassar 200 mg/dL de sangue.

Entendendo o HDL, LDL e o TG
O HDL (lipoproteínas de alta intensidade) tem a função de retirar o colesterol das células e facilitar a sua eliminação do organismo. Já o LDL (lipoproteínas de baixa densidade) desempenha o contrário, ou seja, auxilia a entrada do colesterol nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias como placas de gordura. Os triglicerídeos são as principais gorduras do organismo e, em quantidade alta, também são prejudiciais e podem favorecer o surgimento de doenças do coração. “É importante lembrar que o colesterol é um tipo de lipídio – gordura – produzido pelo organismo e desempenha funções essenciais, como a produção de hormônios, a fabricação da bile digestiva e a presença da vitamina D, muito importante para a absorção do cálcio e a consequente manutenção da saúde óssea”, complementa Natana.

O aumento do HDL ocorre por meio da prática de atividade física e do consumo de alimentos ou suplementos nutricionais que sejam fontes de ômega 3. Já o acúmulo do LDL acontece através do consumo de gorduras de origem animal. O incremento do TG ocorre pela ingestão de frituras, doces e gorduras saturadas, por exemplo. “Para o controle dos níveis de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL é indicado o consumo de ômega 3, facilmente consumido através de suplementos de Óleo de peixe. Para redução do LDL indica-se o consumo do Fitoesterol, extrato vegetal natural que compete com a absorção do colesterol, e pode chegar a reduzir 10% dos níveis de LDL em 4 semanas”, destaca a nutricionista.

Incidência maior entre as mulheres
Segundo o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2013), do total de entrevistados no país, 20% disseram ter diagnóstico médico de colesterol alto. De acordo com o resultado, as mulheres registram percentual acima da média nacional, de 22,2%, contra 17,6% entre os homens. Em ambos os casos, a doença se torna mais comum com o avanço da idade e entre as pessoas de menor escolaridade. Entre os que tem mais de 55 anos o índice ultrapassa os 35%.

Causas e prevenção
O aumento do colesterol ocorre principalmente devido à má alimentação, ao sedentarismo e à genética. “O consumo de alimentos ricos em gorduras de origem animal, gordura saturada e trans aumentam os níveos de colesterol sanguíneo. Já as fibras, o ômega 3 e os fitoesteróis auxiliam na redução do LDL e aumento do HDL. A prática de atividade física regular auxilia muito na queima de gordura e na redução do colesterol. Sobre a genética, o responsável pela produção de colesterol é o nosso próprio organismo”, explica.

Controle do Colesterol com produtos naturais
De acordo com a nutricionista, há alternativas naturais para suplementar a dieta e manter o colesterol dentro da normalidade. Entre os mais indicados estão:

Fitoesterol: substância de origem vegetal que apresenta estrutura muito parecida à da molécula de colesterol, os fitoesteróis reduzem a absorção do colesterol LDL e impedem sua chegada à corrente sanguínea. São encontrados principalmente em óleos vegetais, oleaginosas, frutos secos, hortaliças, cereais integrais. Estudos clínicos demonstram que o consumo recomendado é de 1,3g ao dia para obter os resultados desejados, o equivalente a 185 tomates, por exemplo.

Óleo de Peixe: considerado a principal fonte animal de ômega 3, prevenindo problemas cardiovasculares. O óleo de peixe melhora os níveis de gordura no sangue, reduz os triglicerídeos e aumenta o bom colesterol - HDL. A substância também retarda o processo de depósito de gordura nas artérias que pode causar seu entupimento.

Óleo de Linhaça: trata-se de uma fonte de ômega 3 e 6, ácidos graxos que regulam os níveis de gordura no sangue, diminuem os riscos de arritmia do coração e o auxiliam no controle da pressão sanguínea e na prevenção de infarto.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições