Poucos alimentos são tão polêmicos quanto a carne vermelha. Nos últimos anos, ela viu-se transformada em vilã das refeições e foi banida da mesa de muitas famílias, que passaram a consumir outros tipos de proteína. Mas atitudes radicais devem ser repensadas. A carne vermelha traz também inúmeros benefícios ao nosso organismo. A dica, segundo os especialistas, é manter o equilíbrio na alimentação.
Para a nutricionista da Life Clínica, Márcia Loureiro, uma alimentação saudável é aquela que equilibra micronutrientes com os macronutrientes. “Devemos balancear os minerais e vitaminas com os carboidratos e proteínas, pois deixar de ingerir um desses grupos pode trazer prejuízos ao organismo”, explica.
A carne vermelha tem inúmeros nutrientes e é o alimento mais completo quando se fala em proteínas. “Ela tem 9 aminoácidos essenciais ao organismo que são fontes de nutrientes que melhoram o desempenho muscular e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, são ricas em vitaminas do complexo B que ajudam na formação das células vermelhas e na manutenção do sistema nervoso central”, enfatiza a nutricionista.
Outro grande benefício é que a carne vermelha é fonte de ferro sendo um dos alimentos mais importantes para ser consumido na gravidez, cujo período pode ser propício para uma anemia.
E para aqueles que estão de dieta, vale a dica. “Prefira sempre as carnes magras que possuem menos gorduras saturadas. Entre elas se encaixam maminha, patinho, filé mignon, coxão duro, coxão mole e maminha”, explica.
A maneira de preparar o alimento também influencia diretamente nos benefícios que ele proporciona ao organismo, explica o chef da CampCarne, Henrique Silva. “Uma maneira de deixar a carne bem saudável é assá-la, seja no forno convencional ou na churrasqueira, pois não é necessária a adição de óleos”, explica. “A dica neste modo de preparo é não deixá-la muito passada e sim ao ponto”, ressalta Márcia.
Outra dica seria cozinhar a carne explica a nutricionista. “Na cocção, a carne perde alguns nutrientes mas você pode usar a água que cozinhou para fazer um risoto, aproveitando assim os benefícios que seriam jogados fora”, acrescenta Márcia.
Para os que gostam do bife à milanesa, a nutricionista ainda ressalta que é melhor evitar, pois tem muitas calorias. Além da fritura, ainda tem os ovos e a farinha de trigo.
Pensando nisso, o chef Henrique da CampCarne dá duas receitas fáceis e saborosas para aproveitar os nutrientes da carne sem perder o sabor e ainda não exagerar nas calorias. Confira:
Maminha com Ervas
Ingredientes:
- 1 kg de maminha
- 1 talo de alecrim
- 3 folhas de sálvia
- 2 talos de tomilho
- 3 dentes de alho picado
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- ½ xícara (chá) de azeite
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Tempere a maminha com todos os ingredientes e deixe marinar em um recipiente por 3 horas. Em seguida, pré-aqueça o forno por 15 minutos a 200 graus. Retire a maminha já marinada, coloque em uma assadeira e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 40 minutos. Após esse tempo, retire o alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos. Corte a maminha e despeje o molho que sobrou na assadeira sobre a carne.
Hambúrguer Light
Ingredientes
- 1kg de patinho moído
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de mostarda amarela
- ½ colher (sopa) de molho inglês
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em um recipiente, misture tudo e leve à geladeira por aproximadamente duas horas. Em seguida, modele os hambúrgueres conforme o seu gosto e espessura desejada. Para ficar mais gostoso, grelhe na churrasqueira.