Um pedaço de queijo pela manhã, no almoço ou em outra hora do dia, faz muito bem aos nossos dentes. É o que revela um estudo realizado pela Academy of General Dentistry, dos EUA, que o consumo de leite
e outro produtos lácteos, podem ajudar a proteger os dentes contra as cáries. Esses alimentos aumentam o pH da boca e previnem o aparecimento da condição bucal. Os dados foram divulgador pela revista General Destistry.
O estudo recrutou 68 indivíduos na faixa etária de 12 a 15 anos, e os autores analisaram o pH da placa dental na boca dos voluntários antes e depois do consumo de queijo, leite ou iogurte sem açúcar.
Um nível de pH inferior a 5,5 coloca uma pessoa em risco de erosão dentária, processo que desgasta o esmalte do dente. "Quanto maior o nível de pH acima de 5,5, menor a chance de desenvolver cáries", explica o autor do estudo Vipul Yadav.
Os colaboradores foram divididos em grupos. O primeiro grupo a comer queijo cheddar, o segundo grupo a beber leite, e o terceiro grupo para comer iogurte sem açúcar.
Cada grupo consumiu o seu produto durante três minutos e, em seguida beberam água. Os investigadores mediram o nível de pH da boca de cada participante 10, 20 e 30 minutos após o consumo.

O estudo indicou que o aumento dos níveis de pH após o consumo de queijo pode ter ocorrido devido ao aumento da produção de saliva, o que poderia ser causado pela ação de mastigar. Além disso, vários compostos encontrados no queijo podem aderir ao esmalte dos dentes e proteger ainda mais contra o ácido.
Os responsáveis acreditam que produtos lácteos são uma opção saudável para lanches ricos em carboidratos e açúcar, eles também podem ser considerados uma medida preventiva contra a cárie.
Com informações de: ISaúde