Cuide-se o ano todo

Cuide-se o ano todo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Quando o assunto é saúde, é preciso ficar sempre atenta e visitar o médico anualmente para deixar os exames rotineiros em dia, mesmo que esteja se sentindo saudável. A grande preocupação quanto à saúde feminina é com doenças como o câncer de colo de útero, câncer de mama e câncer de vulva. Mas também podem aparecer outros problemas frequentes em determinadas faixas etárias ou de forma mais precoce.

Alguns problemas não apresentam sintomas desde o surgimento, por isso, os exames são essenciais para conferir se está tudo bem. Confira alguns exames essenciais que toda mulher deve fazer o ano todo.

Papanicolau

O que é? O Papanicolau também conhecido como preventivo ginecológico do colo uterino é feito através da coleta de secreções do colo uterino. Como o exame, é possível verificar se há infecções ou alterações na região mais baixa do útero que o liga à vagina.

Por meio do Papanicolau, o médico constata se há infecções por fungos, herpes, verrugas no órgão genital feminino e se há lesões do vírus HPV, agente do câncer de colo de útero.

Quando é preciso fazer? O exame deve ser feito uma vez por ano.

Quem deve fazer? Mulheres a partir dos 15 anos de idade ou um ano depois do início da atividade sexual. O exame é necessário pois o vírus pode não apresentar sintomas. Seu período de incubação é de um a 15 anos. Por isso, até as mulheres que têm um período longo sem atividade sexual precisam repetir o exame todo ano.

Ecografia pélvica e exames de sangue

O que é? A ecografia pélvica e os exames de sangue ajudam a avaliar o colesterol, triglicerídeos, glicemia (teor de açúcar no sangue) e dosagens hormonais que são importantes para avaliar a tireoide.

Quando é preciso fazer? O exame deve ser feito uma vez por ano.

Quem deve fazer? Mulheres entre 20 e 30 anos de idade, devem fazer a ecografia pélvica e exame de sangue.

Ultrassom transvaginal

O que é? Feito para detectar doenças ginecológicas como cistos no ovário, miomas e tumores e ajuda a prevenir ou detectar câncer de endométrio e ovário através da introdução de um pequeno bastão em forma de tubo na vagina.

Quando é preciso fazer? O exame deve ser feito uma vez por ano.

Quem deve fazer? Mulheres antes ou partir dos 40 anos de idade. Isso varia através de fatores de risco como infecções ou vida sexual sem prevenção.

Mamografia

O que é? Exame de avaliação das mamas feito por raio-x para detectar e prevenir o câncer de mama antes mesmo que o tumor se torne palpável.

Quando é preciso fazer? O exame deve ser feito uma vez por ano.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições