Mas, além disso, os benefícios para a saúde de uma rotina de atividades físicas são variados, dizem os pesquisadores da área. Da próxima vez que você achar que está muito ocupado, cansado ou sem vontade, lembre-se da lista de benefícios abaixo (e de vários outros, como você pode ler na nossas sessões Corpo e Saúde Esportiva):
Pense de forma mais clara
Quanto mais exercícios, mais claros os pensamentos. Pesquisadores japoneses observaram idosos que faziam rotinas de exercícios aeróbicos diários durante quatro meses: a perda de massa cinzenta, comum nessa idade, foi quase nula nesses indivíduos. Isso tem a ver com a manutenção das capacidades cognitivas e como uma rotina de atividades pode ajudar a manter o cérebro mais saudável.
Exercícios podem contribuir para longevidade
Minutos em movimento podem significar anos a mais no seu calendário de vida. Ser fisicamente ativo muda como seu corpo trabalha. Atletas, mesmo amadores, têm telômeros um biomarcador celular que diminui quando envelhecemos mais longos. Isso significa que é possível diminuir o ritmo de encurtamento desses marcadores e, apesar de não garantir vida eterna, pode fazer que indivíduos que se exercitam possam vir a conhecer uma ou duas gerações a mais.
Diminua o ritmo do seu garfo
Atividades físicas como a ioga reduzem o estresse (especialmente se esta for combinada com meditação). Estudos recentes mostram que esse tipo de exercício também contribui para uma alimentação mais consciente e menos ligada às variações emocionais.
Já falamos do coração?
A redução dos níveis de proteínas relacionadas aos processos inflamatórios também protege o coração de doenças. Mulheres sedentárias e obesas com mais de 50 anos foram observadas durante 1 ano enquanto se adaptavam a rotinas de exercícios físicos. O resultado, publicado no periódico Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que os níveis da proteína C-reativa diminuíram em 10% no organismo dessas mulheres e consequentemente os riscos cardíacos.
Proteja-se contra o câncer
Fazer exercícios é, comprovadamente, uma forma de diminuir os riscos para o desenvolvimento de câncer, como o de mama. Uma pesquisa mostrou que mulheres com sobrepeso, diagnosticadas com câncer, e que faziam ao menos 3 horas de exercícios por semana, tinham 47% menos chances de chegar a óbito por causa da doença.
Diminua as chances de desenvolver diabete
Andar de forma acelerada 4 quilômetros ao menos 5 vezes na semana pode ajudar a prevenir a diabete, dizem os pesquisadores da Universidade de Duke, EUA. Como a gordura é o combustível que o corpo utiliza para gastar em atividades físicas moderadas, andar melhora a habilidade do corpo para liberar a insulina e controlar o açúcar no sangue.
Faça seu intestino funcionar naturalmente
Um estudo da Universidade Autônoma de Barcelona sugere que atividades físicas de baixo impacto ajudam a aumentar o ritmo cardíaco e, com os movimentos de respiração, fazem que as contrações naturais do intestino aumentem, diminuindo a constipação e a sensação de estar cheio.
Agora que você tem todos esses motivos em mãos e acredite, é apenas uma parte dos benefícios que as atividades físicas podem trazer é hora de se movimentar. Ache um exercício ou esporte que lhe traga algum prazer (provavelmente existe algum que se encaixe no seu gosto) e mãos, pernas e braços à obra.
Postado por: Felipe Pinheiro