Dispníveis em todos os mercados, as frutas secas costumam ser consumidas por quem está de dieta para emagrecer. mas elas podem não ser tão saudáveis e nem fazer perder tantas calorias quanto as in natura. Essa é a afirmação do Dr. Fábio Bicalho, nutricionista funcional, que na versão seca há perda de boa parte da vitamina C e total de água.
Sobre as frutas secas
“Ambas são bem-vindas, mas a fruta fresca, como tem água, é melhor no processo de emagrecimento”, indica o especialista, que na versão in natura possui mais benefícios.

Podendo passar por processo natural ou por meio de máquinas de desidratar alimentos, as frutas secas mais comuns são uvas passas, ameixas, tâmaras e damascos. Todas elas são fontes de Vitaminas A, B1, B2, B3, B6, ácido pantotênico e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre e manganês.
Entre elas, o ideal é dar preferência aos damascos, que, segundo Dr. Bicalho, são os menos calóricos, e evitar as uvas passas, donas de mais calorias. O nutricionista indica 30 gramas diárias no lanche da manhã ou tarde, acompanhadas de um chá emagrecedor, como o de oliveira.
Com informações de: Bolsa de Mulher