Cristãos norte-coreanos são discipulados por rádio: “Cada transmissão é um milagre”

Organizações transmitem programas de rádio clandestinos de países vizinhos, levando leituras bíblicas, louvores e testemunhos ao país comunista.

Fonte: Guiame, com informações de Portas Abertas Atualizado: segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 às 19:52
Rádio transmitido pela Voice of the Martyrs Korea. (Foto: Voice of the Martyrs Korea).
Rádio transmitido pela Voice of the Martyrs Korea. (Foto: Voice of the Martyrs Korea).

O Evangelho está ultrapassando as barreiras do regime comunista da Coreia do Norte e chegando aos cristãos secretos através de ondas de rádio.

A Missão Portas Abertas estima que haja cerca de 400 mil seguidores de Jesus no país mais fechado para o cristianismo.

O regime de Kim Jong-un proíbe igrejas e os crentes norte-coreanos não podem se reunir. Possuir Bíblia também não é permitido. Caso alguém for pego com as Escrituras, será interrogado, agredido e até executado no mesmo momento.

Nesse contexto hostil, realizar discipulado para os crentes locais é uma tarefa impossível. Por isso, organizações criaram programas de rádio clandestinos para transmitir discipulado, leituras bíblicas, louvores, sermões, testemunhos e treinamento aos cristãos secretos da Coreia do Norte.

Os programas são transmitidos de países vizinhos, ultrapassando as proibições do regime comunista.

“O governo pode monitorar quase tudo, mas não pode impedir as ondas de rádio na fronteira. As pessoas sempre falam sobre os norte-coreanos fugindo para a China, mas a maioria dos cristãos jamais sairá de seu país de origem. O rádio é uma ligação vital com o corpo de Cristo do outro lado”, explicou Simon Lee (pseudônimo), coordenador do ministério da Portas Abertas entre os norte-coreanos. 

Mantendo a fé viva

Cristãos da Coreia do Norte, que não foram identificados por motivos de segurança, testemunharam como os programas de rádio têm ajudado a manterem a fé em meio à ausência de liberdade religiosa.

“Vocês nos permitem ouvir a voz de Deus. Temos sede do Espírito Santo, e vocês saciam a nossa sede”, afirmou um crente, à Portas Abertas.

Outro norte-coreano agradeceu: “Somos muito gratos por suas transmissões. Esperamos que Deus sopre nova vida neste ‘vale de ossos secos’”.

Um terceiro cristão afirmou que espera um futuro melhor em sua nação. “Desejo que, por meio das transmissões, o Reino de Deus se expanda por toda a península coreana, produzindo frutos abundantes no ministério. Tenha certeza de que compartilharemos o que aprendemos com nossos amigos e familiares, mesmo que não sejam cristãos”, disse.

Segundo a Portas Abertas, o governo norte-coreano já tentou impedir as transmissões de rádio evangelísticas com bloqueios de sinal e vigilância rigorosa. 

“Mas os rádios ainda conseguem entrar no país. Cada transmissão é um milagre silencioso”, testemunhou a missão.

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições