Engasgar com alguma coisa é algo desesperador, afinal, o problema é grave ainda em casos de crianças. Nesses casos, as pessoas costumam bater nas costas, levantar o braço e tenatr socorrer a vítima de engasgo. Mas afina, qual a maneira correta de socorrer alguém?
Em crianças o caso é duas vezes mais perigoso em situação de descuido, já que o alimento pode ‘pegar o caminho errado’ e descer pelas vias respiratórias. Para esclarecer como socorrer em casos de engasgo, a pediatra e consultora Ana Escobar e a otorrinolaringologista Tanit Sanchez esclarecem.
O procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão. Já em menores acima de 1 ano, adultos e idosos, o recomendado é a manobra de Heimlich, uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
Em caso de engolir um objeto, o que pode acontecer é ele ir para o estômago, intestino e sair nas fezes sem nenhum dano. Mas quando é um objeto pontiagudo, ele pode perfurar órgãos vitais, como o estômago e o intestino.
No caso do intestino, a perfuração faz com que os líquidos intestinais, repletos de bactérias, vazem e atinjam o peritônio (membrana que cobre as vísceras). Isso provoca uma inflamação chamada peritonite. Essa inflamação pode causar uma infecção generalizada. Por isso a necessidade de procurar um médico. Se ele atingir as vias respiratórias é preciso ir ao pronto socorro imediatamente para tirar.