Assim como em homens, as doenças cardiovasculares também afetam as mulheres na idade adulta. Países como a Espanha, essa doença é a causa de morte número 1 entre mulheres, que supera o câncer de mama e o câncer de ovário.
O infarto se caracteriza por alguns sintomas comuns que permitem identificá-lo de forma relativamente fácil. No entanto, no caso de muitas mulheres, os sintomas do infarto podem ser atípicos, e podem ser confundidos com outros problemas de saúde, o que pode fazer com que elas atuem de forma inadequada em relação a eles.
Os fatores que pode fazer a mulher vir a ter infarto são apontados como diabetes, hipertensão, tabagismo, colesterol elevado, obesidade e a falta de prática de exercícios físicos. Aqueles que levam um estilo de vida saudável possuem chances mínimas de ter um infarto. Vale lembrar que situações menos previsíveis, como por exemplo, quando a pessoa não sabe que tem uma má formação cardíaca congênita e outros problemas do coração.
São muitos os casos em que o infarto surge com sintomas atípicos que podem confundir tanto o paciente quanto o especialista em saúde sobre o que realmente está ocorrendo no corpo. De fato, muitos médicos confessam que, frente a estes sintomas, são poucas as possibilidades de diagnosticar um infarto.
No entanto, em casos especiais, como das pessoas com predisposição para sofrer um infarto, há uma maior possibilidade de considerar esta hipótese e de pedir os exames médicos correspondentes. Em todo caso, existindo ou não fatores de risco, é muito importante que toda mulher saiba quais são os sintomas mais atípicos do infarto, e que sempre considere que eles podem durar vários dias e, em alguns casos, até semanas.
Conheça.
Tosse e sensação de afogamento
Você nunca sofreu de doenças respiratórias e, de repente, começa a sentir dificuldade para respirar profundamente? Essa dificuldade respiratória pode aparecer enquanto você estiver fazendo suas atividades do dia a dia, e vir acompanhada de uma tosse inexplicável. Esse poderia ser outro sintoma precoce de infarto nas mulheres, mas também pode ser consequência de outros problemas de saúde, por isso vale a pena consultar um médico.
Acidez e distensão abdominal
Sentir uma sensação de ardor e queimação, bem como um inchaço exagerado depois de comer, também poderia ser um sintoma precoce de infarto nas mulheres. Um estudo identificou que 40% das mulheres que tiveram um infarto sentiram alguma destas sensações nos momentos prévios.
Sensação de cansaço
Ter uma sensação de cansaço costuma ser consequência de um sono de má qualidade, do uso de determinados medicamentos ou por estar exposto frequentemente a situações muito estressantes. No entanto, quando essa sensação se converte em algo frequente e exagerado, poderia ser um dos primeiros sintomas de um infarto ou de uma doença cardíaca. Em um estudo realizado com mulheres que sobreviveram a um infarto, 70% das entrevistadas expressaram que se sentiam muito cansadas nas semanas ou dias prévios ao mesmo.
Insônia
Relacionada ao sintoma anterior, a insônia poderia ser considerada outro sintoma atípico de infarto nas mulheres. Se for fato que a insônia pode ser desencadeada por muitos fatores, um estudo revelou que quase metade das mulheres que sofreram um infarto também tiveram problemas de sono nos dias ou semanas anteriores ao mesmo.
Ansiedade sem uma origem clara
A ansiedade inexplicável é um sintoma que deveríamos levar em conta, especialmente se vier acompanhada de “fisgadas” no peito. Um terço das mulheres vítimas de um infarto expressaram sentir uma ansiedade inexplicável nos momentos anteriores a sofrer este problema de saúde. Além disso, é importante lembrar que o estresse e a ansiedade aumentam o risco de sofrer um infarto.
Vertigem e suor excessivo
Ainda que esses sintomas estejam relacionados à etapa da menopausa, também foi encontrado que eles poderiam aparecer antes de sofrer um infarto. Cerca de 40% das mulheres que tiveram infarto falaram sobre uma sensação de vertigem ou torpor. Outras 40% experimentaram uma sensação de suor frio.