Estudo holandês conclui que, dormir sete ou mais horas por dia, pode trazer benefícios ao coração, seguindo uma vida saudável.
Segundo a pesquisa, seguir uma dieta saudável, não fumar, beber com moderação e fazer exercícios regularmente podem reduzir o número de mortes causadas por doenças cardiovasculares, mas mais vidas poderiam ser salvas se, junto a isso, as pessoas tivessem uma boa noite de sono.
Os responsáveis pelo estudo são da Universidade de Wageningen e do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, e acompanharam o estado de saúde de mais de 14 mil pessoas, sendo homens e mulheres durante dez anos.

Ao final do estudo, concluiu-se que, pessoas que seguiam hábitos saudáveis tinham 57% menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares e risco 67% menor de morrer desses males.
Quando uma boa noite de sono foi somada à equação - sete ou mais horas por dia -, os analisados tinham 65% menos chances de desenvolver problemas do coração e um risco 83% menor de morrer.
"O impacto que boas noites de sono e uma vida saudável podem ter na saúde das pessoas pode ser substancial", afirmam os cientistas sobre a existência de pesquisas anteriores que haviam indicado uma relação entre poucas horas de sono e doenças cardiovasculares.
o professor Grethe Tell, da Universidade de Bergen, Noruega, afirmou que "sob o ponto de vista da saúde pública, as pessoas devem ser encorajadas a dormir bem e, assim como qualquer outro hábito de vida saudável, isso deve ser ensinado em casa", comentou.
Com informações de: UOL