Uma partida estressante de futebol dobra o risco de um ataque cardíaco, diz estudo

Uma partida estressante de futebol dobra o risco de um ataque cardíaco, diz estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Um estudo avaliou a ocorrência de eventos cardíacos em dias dos jogos da Copa do Mundo de futebol, que ocorreram na Alemanha entre junho e julho de 2006.

Nos dias dos jogos da seleção alemã de futebol, a incidência de emergências cardíacas foi 2,66 vezes maior que no período-controle (dias sem jogos). Nos homens esse risco foi 3,26 vezes maior e nas mulheres 1,82 vezes maior.

Entre os pacientes que tiveram eventos coronarianos (angina instável, infarto do miocárdio e arritmias cardíacas graves), 47% já eram portadores de doença cardíaca prévia.

A maior incidência de eventos foi observada nas duas primeiras horas após o início do jogo.  Os autores do estudo concluíram que um jogo de futebol estressante mais que dobra o risco de ocorrência de um evento cardiovascular agudo. Principalmente em pacientes  portadores de doença coronariana, tal achado sugere que medidas preventivas sejam adotadas.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições