O Brasil se manteve, pelo quarto ano consecutivo, entre os dez principais destinos para a realização de feiras e congressos internacionais do mundo, segundo o ranking da Icca (International Congress and Convention Association), referente a 2010. Com 275 eventos e na nona colocação, o País consolida sua posição entre os Top 10 e amplia as expectativas de investimentos que se abrem com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Desde 2003, quando a Embratur passou a responder pela promoção do Brasil no exterior, o número de eventos internacionais no país aumentou em mais de quatro vezes (443%) eram 62 e mais do que dobrou o número de cidades que passaram a sediar encontros dentro dos parâmetros da Icca. Passou de 22 para 48 cidades brasileiras, em 2010.
O ministro do Turismo, Pedro Novais, afirmou que o Ministério do Turismo, por meio do trabalho da Embratur, está no caminho certo para buscar posições ainda mais relevantes no ranking da Icca. Para o presidente da Embratur, Mário Moysés, o resultado mostra a força do setor de eventos brasileiro, em um cenário tão competitivo, como o deste segmento em nível internacional. Na avaliação global do ranking, destaque para o avanço observado entre os países asiáticos, que galgaram importantes posições. Japão e China, por exemplo, passaram aos 7º e 8º lugares.
Na distribuição continental, o Brasil manteve a liderança na América do Sul e o segundo nas Américas, superada apenas pelos Estados Unidos. No ranking das cidades, na América do Sul, São Paulo mantém-se em segundo lugar, com 75 eventos. Sete outros destinos brasileiros ficam entre os 50 mais atrativos (Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e Salvador). Buenos Aires, com 98 eventos, entre os 172 realizados pela Argentina, é a cidade que o ocupa o primeiro lugar na América do Sul.
Segundo Moysés, a Embratur continuará atuando em parceria com as cidades brasileiras e seus Conventions e Visitors Bureaux, fornecendo todo o apoio técnico e institucional às demandas que nos são encaminhadas e proporcionado todas as ferramentas promocionais que potencializem as candidaturas pleiteadas.