
O pastor Zhang Shaojie, do Condado de Le, Henan, apareceu ao lado de sua mãe, de 84 anos, após ser libertado de uma prisão na China, onde ficou encarcerado desde novembro de 2013.
Ele foi oficialmente libertado no domingo (16), após cumprir 12 anos de tortura na prisão, disse o pastor Bob Fu, que acompanhou o caso.
De acordo com a organização cristã Release Internacional, fundada no Reino Unido, a prisão do pastor aconteceu após um conflito com autoridades locais sobre um terreno que sua igreja tinha os direitos legalmente adquiridos.
Ele e outros líderes da congregação planejavam construir uma nova igreja e um centro de apoio ministerial no terreno. No ano seguinte à sua prisão, Zhang foi acusado de “reunir uma multidão para perturbar a ordem pública” e de “fraude”.
Os membros da igreja acreditavam que ele foi alvo das autoridades chinesas como parte de uma tentativa de tomar o terreno e impedir o avanço do ministério.
Vigilância comunista
Parceiro da Release International, Bob Fu se manifestou sobre a libertação do líder chinês:
“Nós nos alegramos com a sua liberdade, mas continuamos a orar por ele e pela sua família, já que o PCC [Partido Comunista Chinês] instalou muitas câmaras de reconhecimento facial em toda a sua casa e ninguém está autorizado a fazer uma visita até agora”.
‘Graça de Deus’
Após ser libertado, o pastor Zhang agradeceu pelas orações constantes de cristãos ao redor do mundo em favor de sua vida.
“Deixar a prisão justamente neste mês de Ação de Graças foi uma experiência marcada pela graça de Deus”, afirmou.
Ele acrescentou que, sem as intercessões de tantos, “talvez eu não estivesse aqui hoje e poderia simplesmente ter ‘desaparecido’.”
Atuação pastoral
Desde a década de 1990, o pastor Zhang atua no pastoreio e na pregação na região de Nanle, em Henan.
Foi líder da Igreja Cristã do Condado de Nanle, supervisionando diversos pontos de encontro de igrejas domésticas.
Segundo Bob Fu, o pastor foi repetidamente avisado e assediado pelo governo local por insistência em reuniões independentes, recusando-se a ser controlado pelo “Sistema de Partidos Comunistas dos Três Autos”.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições