Polícia britânica alerta pastor sobre ‘discurso de ódio’ por exibir versículo em sua van

O pastor Mick Fleming, da Church on the Street Ministries, atua em Burnley oferecendo apoio espiritual e social a pessoas em situação de rua e dependentes químicos.

Fonte: Guiame, com informações do TelegraphAtualizado: segunda-feira, 10 de novembro de 2025 às 14:19
Pastor Mick Fleming ao lado de sua van, que traz o versículo bíblico João 3:16. (Captura de tela/YouTube/Church on the Street Ministries)
Pastor Mick Fleming ao lado de sua van, que traz o versículo bíblico João 3:16. (Captura de tela/YouTube/Church on the Street Ministries)

Um pastor que evangeliza nas ruas do Reino Unido contou que foi abordado por um policial, que o alertou de que o versículo exibido na traseira de sua van poderia violar uma lei britânica.

Mick Fleming afirmou que o policial o notificou de que o versículo João 3:16 (“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…”) exibido na traseira do veículo poderia ser considerado “discurso de ódio” em determinadas circunstâncias, caso alguém apresentasse uma reclamação formal.

O pregador, de 59 anos, lidera a organização Church on the Street Ministries (Igreja sobre Rodas), sediada em Burnley, conhecida por atuar junto a pessoas em situação de rua e dependentes químicos.

Ele vive no próprio veículo como parte de seu ministério de rua. O versículo, escrito em letras grandes na cor vermelha, serve como forma de evangelismo.

"Aviso amigável"

Segundo Fleming, o policial deixou claro que não se tratava de uma investigação ou prisão, mas sim de um “aviso amigável”, para que o pastor soubesse que alguém poderia interpretar a mensagem como discurso de ódio em determinado contexto.

Fleming afirmou que pretende manter o versículo exposto e questionou se ele realmente poderia ofender alguém com aquele texto bíblico.

“Por que alguém ficaria ofendido?”, indagou.

Na sua página no YouTube, ele debateu com seguidores a seguinte questão: pode um versículo tão central ao Cristianismo ser considerado ofensivo ao ponto de entrar no âmbito da lei britânica?

Internautas comentaram que o versículo representa “amor” e “vida”, criticando a possibilidade de classificar essa mensagem como discurso de ódio.

Lei de discurso de ódio

No Reino Unido, leis como a Public Order Act 1986 e a Racial and Religious Hatred Act 2006 preveem punições para discursos que visem “incitar ao ódio” contra grupos com base em características protegidas (religião, orientação sexual etc.).

Organizações como a Christian Concern argumentam que essas leis têm sido aplicadas de forma que podem restringir indevidamente manifestações religiosas ou convicções de fé.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições