Selecionamos cinco pousadas em Florianópolis perfeitas para quem gosta de conforto, poucos hóspedes, ambiente calmo e recepção familiar. As casas (e algumas vezes chalés ou pequenos prédios) estão em cinco pontos de Floripa tão belos e agradáveis que dá vontade de não voltar.
1) Lagoinha de Ponta das Canas
Está em uma pequena enseada, cercada por morros. O mar é calmo, de águas geladíssimas. A praia é belíssima, principalmente pelo encontro da lagoa com o mar. Nessa área, a temperatura da água é mais alta.
Onde ficar:
Pousada da Vigia
48 3284-1789
http://pousadadavigia.com.br
Na beira de um costão, somente a vista da pousada já ganha os interessados em tornarem-se seus hóspedes. São 10 apartamentos. Dois deles são suítes com as melhores sacadas, com deque de madeira e churrasqueira. Com ar-condicionado, piscina e hidro.
2) Jurerê
Mar calmo, água nem tão quente como no Nordeste, mas com temperatura muito mais alta do que na Joaquina. Não confunda com Jurerê Internacional, praia vizinha onde estão as baladas, raves e mansões. Aqui, o clima é de sossego.
Onde ficar:
Pousada dos Chás
48 3282-9112
http://pousadadoschas.com.br
A pousada é brasileira, mas há hábitos britânicos: todo fim da tarde, chás e bolos são servidos aos hóspedes. Os quartos, um total de 16, recebem nome de chás. O lugar não tem regalias de quem quer luxo, mas é bem conservado e possui acomodações confortáveis. Com ar condicionado.
3) Lagoa da Conceição
É improvável que alguém não se deixe impressionar pela beleza do lugar. Por estar no centro geográfico da ilha, une praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da capital. Tudo sinônimo de passeios de escuna, pedalinho, caiaque, etc. A noite aqui é badalada, principalmente pelos inúmeros bares. Para quem gosta de artesanato, vale a pena passar pela Avenida das Rendeiras.
Onde ficar:
Pousada Casa da Lagoa
48 3269-9569
http://casalagoa.com.br
Apenas oito apartamentos compõem essa pousada. A decoração deles é charmosa, com móveis de pátina. É perfeita para quem prefere o silêncio ao agito, pois fica em uma rua tranqüila da Lagoa. Com ar-condicionado.
4) Santinho
Areia fina, orla extensa e mar com ondas resumem o clima da praia. Aqui, no costão, está um sítio arqueológico, com inscrições rupestres, no Morro das Aranhas. Há registros de cinco mil anos, feitos por uma civilização pré-histórica batizada como Homem do Sambaqui.
Onde ficar:
Pousada Solar do Santinho
48 3269-4168
http://solardosantinho.net
Longe da imponência do resort Costão do Santinho, a pousada tem um clima casa de família, já que os proprietários (um casal) dedicam-se pessoalmente dos hóspedes. Parte do café da manhã é feito na própria pousada. Com ar-condicionado e micro-ondas nos quartos.
5) Praia da Armação
É uma agitada vila de pescadores. À direita, está a ponta das Campanhas, onde há uma bela panorâmica. Daqui, partem barcos para a Ilha do Campeche. Ao lado, está a quase deserta Praia do Matadeiro, frequentada por surfistas. A foz de um rio separa as duas praias. Uma dica é seguir uma ponte para conhecer a praia vizinha.
Onde ficar:
Pousada Pénareia
48 3338-1616
http://pousadapenareia.com.br
Aventureiros vão adorar: os hóspedes podem dispor de bicicletas e caiaques para passeios sem custo adicional. Mas este não é ponto alto da pousada. São 12 apartamento, todos os quartos possuem uma pequena varanda com rede. Não aceita menores de 12 anos.