Conhecido como Costa dos Corais, o norte de Alagoas é considerado o Caribe nacional, abriga as maiores barreiras de corais do país e possui uma das piscinas naturais mais cobiçadas de todo o litoral brasileiro.
Ainda assim a região consegue receber visitantes com cenários rústicos intocados formados por 130 km de praias, estradas estreitas que cortam povoados simples com casario baixo e uma simpática população que, curiosa, não se cansa de observar visitantes vindos de fora.
Maragogi e Japaratinga são os destinos mais populares desta rota turística declarada Área de Proteção Ambiental (APA) que se estende do norte de Alagoas até o sul de Pernambuco. Suas faixas de areia recortadas por coqueiros e falésias lembram pouco o agito de outros destinos do Nordeste e suas águas mornas de tons turquesa são um convite para mergulhos em piscinas naturais formadas em alto mar, a apenas seis quilômetros da praia.
A gastronomia local é outro dos cartões-postais da região e entre os dias 7 e 15 de setembro será tema da terceira edição do Festival Gastronômico da Lagosta que acontece em ambos os municípios.
Os pratos assinados por chefes de 15 restaurantes da região foram preparados, exclusivamente, para o evento e serão vendidos com um desconto de 40% durante todo o festival. Mais do que uma oportunidade de provar combinações arrojadas como a lagosta com castanhas de caju e arroz de jaca, o festival contará com opções de pratos para duas pessoas que serão vendidos a partir de R$ 43.