Por que o Brasil já perdeu a Copa do Mundo?

A Copa poderia ser um evento para o Brasil se redescobrir, solucionar seus “buracos” sociais, e construir soluções para além desse grande evento. Mas não, o Brasil como nação é “craque” em maquiar respostas, em empurrar sujeira pra debaixo do tapete

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02
Neymar
Neymar

neymarEm breve, a menos de 2 meses, o Brasil enfrentará a Croácia em São Paulo, evento marcado para o dia 12 de Junho. Começa a Copa do Mundo, e o mundo sabe que o Brasil é o país do futebol, disso não tenho dúvida. Já tive a oportunidade de conhecer alguns países, e comprovei de perto. Mas esta Copa mostrará que o Brasil não é só o país do futebol, mas o país da desorganização estrutural, das manifestações populares, da corrupção, da desigualdade social, moral e ética, da prostituição infantil e da alienação social.

Cerca de 170 mil pessoas foram removidas de suas moradias para construir os estádios. Na verdade a Fifa quer o povão longe da Copa. Ele que se contente em acompanhá-la pela TV. Entrar nos estádios será privilégio da elite, dos estrangeiros e dos que tiverem cacife para comprar ingressos na mãos de cambistas. Aliás, boa parte dos ingressos já foi vendida antecipadamente na Europa.

Nossos hospitais estão sucateados, nossas escolas abandonadas, nossos policiais sobrecarregados. Segurança, saúde e educação, requisitos mínimos para a dignidade social faltam em ano de Copa. Minha crítica aqui não está relacionada com nenhum partido ou governo específico, pois o problema é endêmico. Não importa quem esteja governando, simplesmente a burocracia e a vontade política para mudar não existem em Brasília.

A Copa poderia ser um evento para o Brasil se redescobrir, solucionar seus “buracos” sociais, e construir soluções para além desse grande evento. Mas não, o Brasil como nação é “craque” em maquiar respostas, em empurrar sujeira pra debaixo do tapete. Parece querer viver em “berço esplêndido” diante das câmeras. O fato é que independente do resultado, o Brasil já perdeu a Copa do Mundo.

Portanto, a minha oração é que a mesma motivação e força com que o brasileiro torce, faça este mesmo brasileiro sair das arquibancadas da vida e entrar em jogo pra mudar o destino de nosso país. Não com os pés ou com a boca somente, mas com a mente e um coração que almeja um futuro melhor pra todos nós. A bola já está rolando!


- Bruno dos Santos

 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições