O Evangelho das galáxias: Deus e a vida extraterrestre

Pensando na possibilidade de vida em outros planetas e a influência da Graça e da Palavra de Deus na vida extraterrestre.

Fonte: Guiame, Bruno dos SantosAtualizado: quinta-feira, 22 de setembro de 2022 às 17:54
O Telescópio Espacial James Webb revela berçários estelares e estrelas individuais na Nebulosa Carina que não haviam sido vistas antes. (Foto: NASA, ESA, CSA e STScI)
O Telescópio Espacial James Webb revela berçários estelares e estrelas individuais na Nebulosa Carina que não haviam sido vistas antes. (Foto: NASA, ESA, CSA e STScI)

C. S. Lewis foi um dos primeiros autores a usar a ideia de Exoteologia em um artigo no Christian Herald em 1950. Pensando na possibilidade de vida em outros planetas e a influência da Graça e da Palavra de Deus na vida extraterrestre.

Pode parecer estranho, mas por exemplo: como ficaria a Salvação Universal em relação à possibilidade de vida em outros planetas? Deus teria encarnado em outras civilizações? Como ficaria a questão do pecado original do homem. Isto serviria apenas para a raça humana, ou todos estariam afetados, uma vez que o pecado também afetou anjos no céu?

Existem trechos bíblicos que falam sobre “carruagens de fogo vindas do céu”, ou ainda, "esferas iluminadas”, assim como "seres angelicais muito parecidos conosco”, e também divide o céu em 3 partes, dando claro conceito de habitação. Jesus falou que na casa do Pai existem "muitas moradas". Enfim, há respaldo para entender que existe vida inteligente fora do nosso planeta sim. Se ela é fisiologicamente igual, se essa vida é imaterial ou constituída de outro tipo de existência, nós ainda não sabemos. Mas este assunto voltou à tona nos últimos meses novamente. Avistamentos foram declarados na Guerra da Ucrânia recentemente pelo departamento científico do país, noticiado em muitos jornais pelo mundo. Líderes mundiais e militares antigos têm com mais frequência relatado que existem documentos e fotos guardados nas mãos de agências governamentais. Parece até que estamos perto, segundo alguns especuladores da Ufologia, de um contato real dentro dos próximos anos.

O fato é que se isso ocorrer, em nada diminui a minha fé em Deus, ao contrário. Acredito que isso só o torna ainda mais Soberano e Poderoso. Pois é fato de que apesar da Bíblia não explicar em detalhes. Ela deixa claro que o Universo não foi criado de uma sopa cósmica do acaso. Mas detalhadamente pensado pela Todo-Poderoso de uma forma incrível.

Quem sabe ainda toda inovação tecnológica e cultural nos presenteie com essa realidade e o Evangelho não seja apenas de domínio das religiões. Mas de todas as Galáxias.

Bruno dos Santos é um teólogo português, com especialização em desenvolvimento de líderes e grande prática acadêmica em Antigo e Novo Testamento. Autor de diversos artigos e livros, colunista do Guiame e palestrante em diversas áreas sócio teológicas. Casado com Thais Dimitrio, moram na Holanda juntamente com seus cinco filhos.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A mudança da Coroa Inglesa e as revelações bíblicas para a atual Inglaterra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições