“Quem tocou em mim? perguntou Jesus. Como todos negavam, Pedro disse: Mestre, a multidão se aglomera e te comprime. Mas Jesus disse: Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu virtude”. (Lucas 8.45,46)
Quando Jesus disse essas palavras, Ele vinha de uma longa caminhada fazendo milagres. O capítulo 8 de Lucas diz que ele já havia curado algumas mulheres de espíritos malignos e doenças, além disso, ele havia libertado o endemoninhado gadareno e estava sendo abordado por Jairo que estava com a filha à beira da morte. Antes de falar com o dirigente da sinagoga, porém, ele foi tocado de uma forma diferente.
Uma mulher que sofria com hemorragia há 12 anos tocou em Jesus com sua fé. Jesus era sua única esperança e ela realmente acreditava que Ele poderia curá-la, por isso o tocou. A cura foi instantânea e ela voltou para casa em paz.
A virtude pode sair de nós
Virtude é um bem sobrenatural, um poder e uma excelência. É uma dádiva, um dom. Muitos confundem o dom com o talento.
Dom já nasce com a gente, é algo que fazemos sem esforço, sem muito treino.
Talento é algo que fazemos com facilidade, mas precisamos treinar a habilidade.
A virtude, o dom ou o poder depende do Espírito Santo, não vem de nós. Veja o que a Bíblia diz:
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1.8)
Segundo o apóstolo Pedro, devemos nos esforçar para que a nossa fé frutifique em virtude.
“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor”. (2 Pedro 1.5-7)
Entendemos através desse texto que a fé é uma jornada, não tão simples como muitos imaginam, mas que exige o nosso amadurecimento na vida espiritual.
As pessoas são atraídas pela virtude que há em nós
Todas as pessoas já nascem com um dom. Simbolicamente, imagine que cada dom é uma fórmula ou um remédio para curar dores, doenças ou fechar feridas. Logo, o dom que há em você pode resolver o problema de determinadas pessoas.
Você já percebeu que, ao longo de sua caminhada, algumas pessoas específicas se aproximam para receber algo que só você tem? Pode ser um conselho, um abraço, uma explicação, um auxílio, um sorriso ou até algum serviço.
Se você tem servido às pessoas de alguma forma e se sente feliz por isso, é a virtude saindo de você. Derrame vida sobre as pessoas e comece a entender qual o propósito de Deus para sua vida.
O propósito está ligado ao ministério
“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. (Efésios 4.11-13)
Qual o seu ministério? Faça um reflexão sobre as explicações a seguir e veja em qual deles você mais se identifica:
APÓSTOLOS (aqueles que abrem o caminho)
Pessoas visionárias, empreendedoras e sonhadoras, usadas em diversos contextos. Gostam de transformar, aceitam desafios e colocam ideias em prática.
Segundo a Bíblia, os apóstolos exerciam o ministério em campos distantes, longe da igreja local. Eles seguiam em frente para dar início a novos trabalhos. Apóstolos são os desbravadores, aqueles que abrem caminhos, iniciam obras, plantam igrejas. São também os missionários.
Profissões: administradores, comerciantes, negociantes, diplomatas, representantes de nações, que fazem acordos internacionais e conduzem relacionamentos entre as lideranças. “Apóstolo” significa aquele que é enviado, “mensageiro”, aquele que representa quem o enviou. Lembrando aqui que não existe profissão “secular”.
PROFETAS (aqueles que indicam a direção)
Buscam alinhamento entre o céu e a terra com justiça e diligência. Muitos pensam que os profetas são destinados a “ver o futuro”, mas Isaías e Jeremias, por exemplo, tinham como objetivo fazer com que as pessoas voltassem para o caminho de Deus. Eles diziam: “façam o que é certo” ou “voltem a cumprir a lei de Deus”.
Profissões: juízes, advogados, desembargadores, policiais. Pessoas que sentem uma chama queimar por dentro clamando por justiça, por alinhamento e para o que é correto. São também artistas, músicos e maestros que têm o dom de ouvir o que ninguém mais ouve e de enxergar o que ninguém vê.
Do hebraico “nabí”, o profeta era quem falava o que vinha da boca do Senhor. Não se tratava de “previsão de acontecimentos”. A palavra grega “profetes” significa “aquele que expõe“ ou que “fala sobre certo assunto vindo do próprio Deus”.
EVANGELISTAS (aqueles que comunicam)
São pessoas com enorme capacidade de comunicação e conexão. Evangelistas influenciam pelas palavras e discursos. São aqueles com facilidade de recrutar as pessoas para uma missão e são os ativadores de dons.
Profissões: publicitários, marqueteiros, influenciadores, youtubers, apresentadores de TV e jornalistas. São vendedores de sonhos e conseguem arrastar multidões. Trazem boas notícias e compartilham a Palavra. Adoram estar com não-cristãos e lembram que ainda existem pessoas a serem resgatadas no mundo.
São os pescadores de homens. Gostam de discutir e compartilhar pontos de vista. Por onde vão, estão sempre falando de Jesus. São apaixonados por compartilhar o Evangelho e não são tímidos quanto à sua fé.
PASTORES (aqueles que cuidam)
Os pastores se importam com o crescimento dos outros, são como os jardineiros. Amam a comunidade. Possuem um coração enorme e enxergam as necessidades dos outros. Passam a maior parte do tempo com os cristãos. Entre suas maiores qualidades estão a empatia e a paciência. São conselheiros, hospitaleiros e sempre acabam sobrecarregados com os problemas dos outros. Também são bons ouvintes.
Profissões: médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, cuidadores nos asilos ou nos orfanatos.
MESTRES (aqueles que ensinam)
São as pessoas apaixonadas por transmitir o que aprenderam. São os mestres que encaminham as pessoas para Deus através da Palavra, das explicações e dos exemplos. Gostam de expor a verdade e são muito criativos.
Profissões: professores, escritores, pesquisadores, acadêmicos, cientistas.
Encontrar seu propósito e seu ministério “é ser salvo”
Fomos salvos para fazer algo. Ser salvo é ser devolvido para o propósito de Deus ou para o trilho certo da história que Deus escreveu. Então, ser salvo é viver o propósito pessoal (depois de viver o propósito eterno de Deus — Emanuel Deus Conosco). Pense sobre isso!
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2.9)
E esse foi o estudo desta semana. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!
Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: O que significa ser o “bom perfume de Cristo” para a vida ou para a morte?