A ceia do Messias

Há um costume de participar de uma “refeição do Messias” na tarde e noite do último dia de Páscoa; além do pão sem fermento, comido na refeição, alguns líderes judeus acrescentam o costume de beber quatro taças de vinho.

Fonte: Guiame, Joel EngelAtualizado: quarta-feira, 19 de abril de 2017 às 19:39
Pão e vinho. (Foto: Getty)
Pão e vinho. (Foto: Getty)

O último dia de páscoa é chamado de “Acharon Shel Pessach” está diretamente associado com o Messias e a redenção completa. Os judeus fizeram ontem (dia 18) a leitura da “Haftará” (leitura dos Profetas), que para este dia é Isaias 11, que descreve como será o reino milenar do Messias, com paz universal e perfeição Divina.

Há um costume de participar de uma “refeição do Messias” na tarde e noite do último dia de Páscoa; além do pão sem fermento, comido na refeição, alguns líderes judeus acrescentam o costume de beber quatro taças de vinho, como no seder (jantar) dos primeiros dias de Páscoa.

Na última terça-feira, 18, foi o ultimo dia de celebração para as comunidades judaicas. Cada uma dessas taças tem um nome e é importante estudar cada uma delas.

1. A taça de bênção
Simboliza a salvação dos judeus das mãos de seus opressores. É a taça que Jesus levanta comemorando a nova aliança com os seus discípulos.

2. A taça da amargura
Esta taça é derramada sobre a mesa este simboliza o sofrimento do cativeiro. Sacrifício na cruz.

3. A taça da redenção
Esta taça simboliza a entrada para a terra prometida.

4. A taça da consumação
Esta taça é também chamada de “o copo de Elias”, que em cada casa é esperado o seu retorno para comemorar o dia da Páscoa.

Estas celebrações têm profundo significado e são uma sombra do que estava por vir.

Jesus tomou a primeira bebida entre os seus discípulos, em seguida, no jardim do Getsêmani, sangue e suor se derramam no chão. Na verdade, a sua oração no jardim era “afasta de mim este cálice”.

Em seguida, na cruz, tomou o cálice da redenção, nos redimindo na cruz. A última taça de Jesus, a consumação, esta no capítulo 19 de Apocalipse, no casamento do Cordeiro. A última bebida do casamento judaico é chamada de “a taça da consumação” e, em seguida, o casal é levado a tenda, para consumar a união. Então, nós estamos entre a terceira e a quarta taça, logo será servida a taça da consumação.

 

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições