Existe uma coisa na gastronomia que se chama emulsão instável. Primeiro, vamos ver os conceitos; emulsão é: Preparação obtida por divisão de um líquido em glóbulos microscópicos no meio de um outro líquido com o qual não é miscível (De acordo com o dicionário). E Instável: não fixo, não firmo, movediço, inconstante. Entendeu? A gente mistura os elementos, mas eles não se mantem unidos! Um exemplo de emulsão instável é o vinagrete, feito com 3 partes de Azeite e uma parte e um ácido (limão ou vinagre), a gente bate bem até que ele emulsiona, mas cerca de 15 a 20 minutos depois já estão novamente separados.
Sabe o que é a emulsão instável? É a vida quando tá difícil. Quando o bicho tá pegando, a gente se quebra todo, chega miudinho pra conversar com Deus e pede desesperadamente a sua ajuda. Daí, nos emulsionamos com Ele, até que ficamos ligados, parecendo uma mistura homogênea. Só que não. Dali um tempo, quando a poeira abaixa, vemos que não passava de uma emulsão instável, já nos separamos de Deus, e vamos para o nosso caminho, sem que nenhum de nossos glóbulos esteja mais entregue ao Criador. Nós simplesmente nos esquecemos, porque agora a vida está tranquila novamente, já podemos nos afastar, podemos nos separar.
Mas, para que você não ache que esse é o único caminho, existe também a emulsão estável! O princípio é o mesmo, mas é feita com elementos que não se separam. Por exemplo, a maionese é um exemplo de emulsão estável (Você vai usar gema de ovo, suco do limão e óleo e vai tudo ficar homogêneo).
Sei que há pessoas que nascem e vivem toda sua vida numa emulsão constante, elas sempre estiveram ligadas à Deus. Mas estou me dirigindo à pessoas que por algum motivo já estiveram afastadas. E então quando você se aproxima, quem é? Uma emulsão instável ou uma emulsão estável?
É importante dizer que ainda que você já tenha sido instável uma ou mais vezes durante a vida, nunca é tarde para se tornar estável, não estamos presos a somente uma definição. Isso porque a beleza da humanidade é que foi dotada de livre arbítrio, você não é obrigado a nada. Não precisa ficar perto de Deus, e não precisa ficar longe dEle. Deus nos quer por perto, por amor, por vontade própria. Só precisamos escolher sermos emulsões estáveis!
.