Num reino vasto e organizado, o diabo urde suas estratégias contra a humanidade, desempenhando um papel sutil, porém influente, na trajetória das vidas. As artimanhas do maligno, muitas vezes disfarçadas na sedução de desejos e anseios, encontram eco na história de Eva. Sua vulnerabilidade diante da serpente astuta ilustra a complexidade da batalha espiritual que permeia a existência humana. Freud, o renomado psicanalista, em sua primeira teoria observou sagazmente que "a mente é como um iceberg, ela flutua com uma parte visível e uma parte submersa", uma analogia pode ser aplicada à tentação, cujas raízes profundas muitas vezes escapam à nossa consciência. Nesse cenário, Eva emerge como um exemplo marcante, onde a tentação se entrelaça à face sedutora do pecado, ecoando as verdades psicanalíticas sobre as camadas ocultas da psique humana.
No episódio do Jardim do Éden, a serpente, astuta entre os animais, questiona a Palavra de Deus, lançando a semente da dúvida no coração de Eva. A resposta dela, embora inicialmente firme, cede à manipulação sutil, resultando na transgressão que mudaria o curso da humanidade. A narrativa de Gênesis 3:1-13 revela não apenas o desenrolar da tentação, mas também a complexidade das ações de Satanás contra as mulheres, delineando sete passos engenhosamente tramados.
No intricado tecido do relato bíblico, cada passo revela uma progressão sutil, mas impactante, na narrativa da queda humana. No primeiro passo, a serpente, astuta e ardilosa, lembra o fruto, introduzindo uma sutil semente de dúvida na mente de Eva. Este momento crucial estabelece a base para a complexa dança entre a verdade divina e as artimanhas enganosas do maligno. No segundo passo, Eva, inicialmente ciente das instruções divinas, replica e debate com o caluniador. Aqui, vemos a interação entre a compreensão e a resistência, revelando a batalha nas dimensões espirituais e psicológicas.
Contudo, um terceiro passo revela uma mudança sutil, mas significativa, na postura de Eva. Ao omitir parte da Palavra de Deus e substituir livremente com a frase "nem nele tocareis", ela inadvertidamente deixa brechas para a tentação se infiltrar. Essa omissão, muitas vezes imperceptível, destaca a fragilidade da humanidade diante das sutilezas da sedução espiritual.
O quarto passo, crucial na progressão da queda, testemunha a serpente acusando Deus de mentira, enquanto simultaneamente pinta um quadro de Deus como egoísta e dominador. Esse ataque frontal à natureza divina visa minar a confiança e semear a desconfiança nos corações humanos. Neste ponto, vemos a interseção entre a psicologia da manipulação e a estratégia espiritual, proporcionando um profundo entendimento sobre como as mentes humanas podem ser influenciadas e corrompidas.
A trama intricada dos sete passos revela a dança complexa entre a vontade humana, a verdade divina e as artimanhas do maligno. Este relato bíblico transcende os tempos, servindo como um espelho para as batalhas internas e externas que as mulheres e homens enfrentam em suas jornadas espirituais. Ao refletirmos sobre esses passos, somos desafiados a fortalecer nossa compreensão das Escrituras, resistir à sedução das tentações e buscar refúgio na graça redentora de Deus, conforme afirmado em Romanos 5:15: "Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos."
A Teoterapia nos ensina a resistir aos ataques mentais, buscando refúgio na luz divina. Em Tiago 4:7, somos exortados a submeter-nos a Deus e resistir ao diabo, para que ele fuja de nós.
Romanos 5:12 e 5:15 revelam a resposta divina ao pecado: assim como o pecado entrou no mundo por um homem, a graça de Deus, manifestada em Jesus Cristo, superabundou sobre muitos. A Teoterapia nos orienta a vencer os sabotadores mentais, vivendo plenamente na luz de Deus.
Que as mulheres, munidas desses princípios, resistam às artimanhas do inimigo, encontrando na Teoterapia um guia seguro para a vitória sobre os desafios mentais. Que, ao invés de sucumbir à sedução do pecado, possam viver em plenitude na luz divina, refletindo a graça que abunda sobre todos que a buscam.
**Texto baseado em um dos capítulos do livro Sobre Elas, de minha autoria.
Néia Leite é pastora, atuou como esteticista e professora de ginástica localizada. Seu chamado para o aconselhamento e cura interior de mulheres tornou-se uma referência. Além de sua formação acadêmica em Ciências Contábeis, Educação Física e pós-graduação em Teopsicoterapia, está concluindo MBA em Teoterapia e Competência Emocional. Autora dos livros "Vencendo o Mal com a Palavra de Deus" e "Sobre Elas", e idealizadora do Planner Teoterapêutico. Atualmente, trabalha profissionalmente no atendimento individual teoterapêutico e lidera quatro grupos de Teoterapia para mulheres. Casada com o Pastor Valcelí Leite, é mãe de Vitória e Melina, e recentemente se tornou avó de Isaque.
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